Cotidiano

Ambiente acolhedor diminui tempo de recuperação de paciente

Internada desde segunda-feira, 30, no Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco, a aposentada Josefa da Conceição, de 73 anos, foi diagnosticada com gordura no pâncreas e alteração no fígado. Ela é uma dos 60 pacientes que se encontram atualmente em recuperação na unidade hospitalar da Zona Oeste da capital. “O atendimento aqui é rápido, o que me deixa bastante satisfeita por estar melhorando aqui no hospital”, disse a aposentada.

A unidade conta com 120 leitos e mais de 200 servidores. A assistência aos pacientes é feita na beira do leito, o que significa que as equipes acompanham de perto a recuperação de cada paciente. O Hospital das Clínicas dispõe ainda de suporte de urgência, que inclui duas salas de estabilização, caso haja casos de agravo de quadro clínico, e suporte de transporte 24 horas.

“O paciente é avaliado no Hospital Geral de Roraima (HGR) e, caso se encaixe no perfil clínico, ele é transferido para o Hospital das Clínicas, onde ele será acompanhado pela equipe multiprofissional e encaminhado, junto de seu acompanhante para a nossa enfermaria”, explicou o diretor geral da unidade, Marcelo Borba.

O paciente passa por avaliações diárias, uso de medicações e terapias de suporte, além dos exames necessários para o cuidado. O diretor destacou que um ambiente mais acolhedor, com melhor acompanhamento médico e integrado à família do internado, ajuda a diminuir o tempo de recuperação do paciente, e consequentemente, desafoga o acolhimento não só no HC, mas em hospitais de maior porte, como o HGR. “O tratamento deve ser feito de forma integral, desde a entrada no serviço proveniente do Hospital Geral, até a alta do paciente, curado ou melhorado, garantindo sua recuperação e sua reinserção na sua rotina familiar e trabalhista.”, finalizou o diretor.