Política

Apenas 13 candidatos solicitaram registro de candidatura ao TRE-RR

Pedidos vão ser analisados e podem ser deferidos ou não. Partidos e as coligações devem apresentar registro até o dia 15 de agosto

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) recebeu apenas 13 pedidos de registros de candidaturas até ontem,7. As informações foram divulgadas pelo órgão no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. As solicitações ainda aguardam análise do TRE-RR e podem ser deferidas ou não.

O dia 15 de agosto é o prazo limite para os partidos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidaturas. Ao todo, até ontem, 7, o Tribunal Regional Eleitoral havia recebido apenas os pedidos de candidatos a deputado estadual do PSB. Os outros partidos ainda não registraram candidaturas.

DIVULGA CONTAS – As informações dos candidatos das Eleições Gerais de 2018 que já têm pedido de registro apresentado à Justiça Eleitoral podem ser consultadas no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no link. 

O DivulgaCandContas é responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos concorrentes das eleições e dos respectivos partidos políticos em todo o país, inclusive por unidade da Federação e por município. Até o momento, o sistema já contabiliza 837 pedidos de registro de postulantes aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplente de senador, deputado federal e deputado estadual.

Por meio do sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas, verificar a situação de cada candidato, seu partido e coligação, assim como seus dados biográficos (nome completo, gênero, estado civil, cor/raça, data de nascimento, nacionalidade/naturalidade e ocupação), conforme informado à Justiça Eleitoral. Os bens declarados pelos postulantes também estão disponíveis na ferramenta.

O sistema ainda traz as informações das prestações de contas (parcial e/ou final) dos candidatos e partidos, com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros e/ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, detalhando doadores e fornecedores. A ferramenta assegura a transparência dessas informações, possibilitando à sociedade exercer o controle sobre os recursos arrecadados e os gastos realizados nos pleitos eleitorais.

O DivulgaCandContas é acessível por todos os cidadãos, sem a necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Os dados exibidos no sistema são atualizados três vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h). Além disso, é realizada uma extração diária dos dados dos registros dos candidatos, que são disponibilizados em formato tabular no Repositório de Dados Eleitorais.

APTOS A VOTAR – Roraima possui 331.489 mil eleitores aptos a votar nas eleições de 2018, sendo mais de 218.304 mil somente na capital Boa Vista. O segundo maior colégio eleitoral fica em Rorainópolis, com 17.323 eleitores, representando 5,22%. Na sequência aparecem Caracaraí (12.229) e Mucajaí (11.195). O menor colégio eleitoral em Roraima é São João da Baliza, com 4.328 eleitores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ainda, que as mulheres representam 51,2% do eleitorado e os homens 48,8%. Será a primeira vez que 100% dos eleitores roraimenses irão utilizar o sistema biométrico, ou seja, identificação pela impressão digital na hora de votar.