Cotidiano

Aprenda como fazer um delicioso pão caseiro

Saiba o passo a passo de como preparar

O pão é um alimento quase tão antigo quanto a humanidade. Ele tem muitas versões mundo afora e pode ser feito de várias maneiras. No entanto, muitas vezes parece que o pão caseiro nunca fica tão gostoso ou fofinho quando o da padaria.

Pensando nisso, a Folhaweb, conversou com a instrutora do Senac, Flávia Evaristo, para ensinar o passo a passo de como fazer um pão caseiro, para o seu café da manhã ou merenda do seu filho.

Ingredientes:

250ml de água morna

1/2 c.s de fermento biológico

03 c.s de açúcar

1/2 c.s de sal

01 uni ovo 

02 c.s de leite em pó

04 c.s óleo

+/- 500g farinha de trigo

01 uni gema de ovo (para pincelar o pão)

Modo de preparar

A temperatura da água deve ser apenas morna, um método caseiro de testá-la é pôr um dedo dentro dela, se o seu dedo permanecer dentro da água por 5 segundos sem arder com a temperatura da água, estará no ponto. Tenha o cuidado com a temperatura, ela deve ser apenas morna, se estiver quente ela matará o fermento, pois o fermento é uma levedura viva e está adormecida.

Coloque numa bacia a água morna, o fermento biológico e uma média de 1/4 da quantidade de farinha de trigo que deve ser utilizada, que no caso fica em torno de 125 gramas, não precisa pesar, é apenas uma média. 

Deixe que fermente por 15 minutos, com a bacia coberta por um pano. Após o tempo de fermentação acrescente o açúcar, o sal, o ovo, o leite em pó, o óleo, vá adicionando a farinha de trigo e mexendo a massa, quando ficar pesado para amassar a massa. 

Transfira a massa para uma superfície lisa, amasse bem a massa, o ponto da massa deve ser macia, sem grudar nas mãos, (mas tenha cuidado, se amassar ela bem devagar, ela irá grudar nas mãos, porém se trabalhá-la mais rápido ela não grudará nas mãos.

Sovar é o ato de amassar a massa. Então, sove-a bem. Transfira a massa para a bacia enfarinhada, cubra com filme plástico ou pano. Deixe fermentar por 30 minutos em um local abafado. 

Após os 30 minutos de fermentação, abra a massa com o auxílio de um rolo ou com as mãos enfarinhadas também, só ficará mais rústica a modelagem do pão. 

Pincele com a gema, deixe-o fermentar num locar abafado. Essa fermentação dura em média 50 minutos ou mais, vai depender do tamanho da modelagem dos pães e do quando o local estiver abafado, quanto mais abafado mais rápida é a fermentação.

Leve ao forno já pré-aquecido para que asse o pão. Dura em média 20 minutos. O fundo deve ficar dourado e a superfície levemente dourada.

Dica: essa massa é uma massa base, uma massa neutra, isso quer dizer que se desejar fazer um pão de couve, de maracujá, de laranja, de açaí, entre muitos outros, você apenas irá substituir as 250 ml de água morna por 250 ml de suco concentrado do suco da sua escolha.

Se desejar fazer uma massa doce, acrescente mais 03 colheres de sopa de açúcar, mistura, então ficará no total de 06 colher de sopa de açúcar e 1/2 colher de sopa de sal.

Se desejar fazer o pão com grãos: apenas acrescente à massa o total de uma xícara de grãos, por exemplo, semente de chia, semente de linhaça, semente de girassol, semente de gergelim branco, gergelim preto. Lembre-se que é o total de uma xícara de todos os  grãos juntos.