Política

Arraial do Parque Anauá segue até dia 7 de julho

As festas juninas, celebradas como o nome diz, no mês de junho, acabam esticando um pouco e chegam até o começo de julho. Este é o caso do Arraial do Anauá, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A 27ª edição do evento começou na sexta-feira, dia 29, e segue até sábado, dia 7 de julho, com vasta programação, atrações culturais e opções gastronômicas.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, a titular da Secult, Selma Mulinari, afirmou que nos dois primeiros dias, mais de 20 mil pessoas visitaram o Parque Anauá, cerca de 10 mil em cada dia. “O arraial começou no Dia de São Pedro, com cerca de 10 mil pessoas. Esse número se repetiu na segunda noite. Os dois primeiros dias comprovam que o público gosta do Parque Anauá, gosta do circuito cultural e gastronômico montado para o evento”, detalhou.

Entre as atrações culturais, Selma destacou as apresentações das 24 quadrilhas, três a cada noite. As equipes sobem ao tablado do anfiteatro ás 19h. “Essa é a parte mais tradicional do arraial. Muitas pessoas vão só para curtir essas apresentações. Os campeões ganham prêmios em dinheiro, troféus e vão representar o Estado em competições nacionais”, informou.

Ainda dentro da programação cultural, ela destacou que as atrações são divididas em dois palcos. “Entre as 20h e às 22h, um grupo de forró sobe ao Palco Alternativo com aquele forró tradicional de festas juninas. Mais tarde, ás 22h abrimos o Forródromo com mais duas atrações que seguem até ás 2h da manhã”, disse.

Ela frisou que todas as atrações são locais. “Temos esse lado de querer valorizar o artista local. Já tivemos atrações de renome nacional em anos anteriores, mas nunca deixamos de apoiar o artista local, prova disso é que todas as atrações deste ano são daqui mesmo”, pontuou Selma. 

Um dos principais atrativos de qualquer festejo junino são as comidas. Nesse quesito, o Arraial do Anauá apresenta diversas opções. Ao todo, são mais de 200, entre barraqueiros e ambulantes. As comidas são de preços variados, podendo custar entre R$ 5,00 e R$ 25,00. 

“Todos os anos nós caprichamos nessa parte, pois sabemos que as comidas típicas atraem muitos visitantes. Todos eles foram selecionados por meio de edital, passaram por capacitações. Então quem comparecer ao Parque para apreciar uma boa comida, pode ficar tranquilo, pois é tudo de procedência e o cuidado é grande”, explicou.

PROGRAMAÇÃO – Nesta segunda-feira, dia 2, quarta noite de festa, a programação começa ás 17h com atividades recreativas para crianças na tenda literária. As 20h no palco alternativo João da Paz, o Sanfoneiro do Povo. Já a galeria de arte com exposições sobre festas juninas, abre às 18h e segue até as 22h. No anfiteatro, o concurso de quadrilhas começa às 19h. A noite encerra com a abertura do Forródromo pela Banda Ellus às 22h e encerra com Gleyssinho Pegador e Banda.