Cultura

Artista da Argentina ensina a arte do tecido acrobático em Boa Vista

Érica Pecnik ensina os truques do tecido acrobático. A artista é uma das criadoras do grupo de circo social "Cirkonacción"

A artista argentina Érica Pecnik possui uma vida dedicada à paixão pela arte do tecido acrobático. Aos 34 anos, ela prepara uma oficina dedicada para quem quer aprender um pouco mais sobre o conceito da arte no circo. Atualmente, a instrutora mora em Boa Vista mas se prepara para seguir uma jornada que começou há mais de cinco anos, que é conhecer todos os países da América do sul, e a oficina foi a forma que encontrou para despedir-se da cidade.
Ela é uma das criadoras do grupo de circo social “Cirkonacción”, que promove apresentações e oficinas de circo em bairros periféricos de Boa Vista e comunidades do interior. O núcleo, composto por artistas com formação em circo, dança, teatro e teatro de bonecos, realiza suas atividades de forma descentralizada.
Érica mora em Boa Vista há três anos, período em que nasceu seu filho mais novo, um bebê de um ano e sete meses. Ela mora com o marido e duas filhas (uma de onze anos e outra, de oito) e toda a família se envolve com a arte do circo. “Antigamente, só era possível aprender a arte do circo se você fosse de uma família tradicional de circo, mas, depois dos anos 90, isso se desmistificou e podemos aprender um pouco mais sobre o picadeiro sem precisar viver disso”, explica Érica.
A artista já passou por vários países, entre eles, a Argentina, a Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Brasil e agora a família segue para o nordeste. “Ainda não escolhemos o nosso destino. Queremos ampliar nossos conhecimentos e por isso decidimos essa vida para nós. Queremos passar isso para os nossos filhos e combater o preconceito contra os viajantes”, explica a artista.
Além de tecido acrobático, Érica possui vasta experiência em malabares. Segundo ela, os movimentos são utilizados em espetáculos de teatro e servem como uma opção para qualquer pessoa que deseje se libertar das tensões cotidianas e exercitar o corpo de maneira lúdica.
Além disso, o uso do tecido acrobático ajuda a vencer o medo de altura, trabalha a coordenação motora, estimula o autoconhecimento e proporciona relaxamento ao mesmo tempo fortalece e define a musculatura, ganhando flexibilidade e condicionamento físico.
Oficina Uma oficina terá foco na técnica de acrobacia aérea. Será realizada no Malokômbia Espaço Circular de Cultura, localizado na rua Noel Rosa 346, no Bairro Santa Cecília. O investimento custa R$ 100,00, à vista. As aulas serão realizadas nos dias 11, 18 e 26 de Abril e no dia 02 de Maio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3625 3721 ou 98111 7042.
Serviço Oficina de Tecido Acrobático Data: 11, 18, 26 de Abril e 02 de Maio. Local: Malokômbia Espaço Circular de Cultura Endereço: Rua Noel Rosa 346, no Bairro Santa Cecília Informações: 3625 3721 ou 98111 7042