Esporte

Associação encerra atividades e faz balanço anual

Entidade organizou o encerramento em confraternização com um sparing (luta treino) e mais quatro lutas chanceladas pela Federação de Boxe do Estado de Roraima (FEBR).

O ano está chegando ao fim e com ele, entidades esportivas estão encerrando suas atividades, com a ARIB (Associação Roraimense Internacional de Boxe) não foi diferente. A instituição finalizou as atividades de 2018 numa confraternização no último sábado, 15, no Ginásio Allan Costa, local a qual fez um balanço com o desempenho dos atletas no ano e planejaram metas para 2019.

Confraternização de Boxe sem luta não é confraternização não é mesmo? Por isso, a ARIB fechou o ano traçando metas e claro, com embates para fechar o calendário.

“Neste último sábado, 15, para encerrar as atividades de 2018, além de planejarmos com os treinadores, árbitros e parceiros as metas para 2019, aproveitamos a oportunidade para realizarmos um sparing (luta treino) entres os pugilistas Abraão Silva e Eduardo Henrique e mais quatro lutas amadoras chanceladas pela Federação de Boxe do Estado de Roraima-FEBR”, contou Bráulio Costa presidente da entidade.

Confira os confrontos no qual os vencedores foram declarados pela pontuação.

– Jesus Castilho  venceu José Manuel Figueira;

– Everson Rafael Villegas  Oropeza derrotou Talison Peixoto;

 – Danival Peixoto saiu vencedor do embate contra Hayandro Franco;

– Suzany Sá saiu vitoriosa na disputa contra Yubiri Rodriguez Gavidia.

Balanço da ARIB no boxe roraimense em 2018

A entidade destacou as conquista desde o início de 2018 até o encerramento de suas atividades neste ano. Abrindo os trabalhos, em janeiro houve a conquista do Cinturão dos Jogos de Verão com Leandro Oliveira na categoria meio-médio-ligeiro 64 kg. No mês sequente, em fevereiro, a entidade organizou uma base de treinamentos de duas semanas com boxeadores roraimenses e venezuelanos com objetivo melhorar o nível de intercâmbio técnico e tático como também preparar os atletas para a temporada do ano.

Os trabalhos continuaram. Em Abril foi realizado a primeira competição entre pugilistas como forma de preparação entre atletas locais e da Venezuela amadores e profissionais no Ginásio de Boxe Allan Costa. Em maio, atletas da ARIB participaram do Campeonato Paulista de Boxe, e conquistaram medalhas de prata e bronze com as pugilistas Mila Franco e Suzany Sá ambas na categoria mosca 51 kg nas classes elite e juvenil respectivamente.

No segundo semestre do ano, nos meados de julho em Boa Vista, veio uma conquista internacional. A boxeadora Gecilene Santos Pereira conquistou o Cinturón de Angostura na categoria pena 57 kg chancelado pela Feberr e a Fevebox.

Em agosto em parceria com a Comissão de Boxe Profissional da Venezuela visando o calendário de 2019, a entidade realizou o primeiro curso de boxe profissional em Roraima com o árbitro German Landaeta, membro World Boxing  Association WBA .

Ainda em Agosto um feito e tanto para Roraima. A atleta Suzany Sá conquistou a medalha de ouro na classe juvenil categoria mosca 51 kg no Campeonato Brasileiro de Boxe realizado em Cuiabá-MT e em setembro assumiu a primeira posição do Ranking da CBB, outro feito de grande importância para boxeadora e para o Estado.

Em nível nacional, mais um destaque. Em Novembro Mila Franco conquistou a medalha de prata nos Jogos Abertos do Interior na cidade de São Carlos–SP na categoria mosca-ligeiro 48 kg e trouxe para Roraima mais uma importante conquista para fechar o ano.