Saúde e Bem-estar

Atualizar cartão de vacina deve ser prioridade para viajar

Roraimense que viaja para outro estado ou quem visita Roraima deve estar vacinado contra sarampo e febre amarela, por exemplo

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

O período de férias já começou para muitos roraimenses e o planejamento de viagens já está em prática, mas nem todo mundo se atentou para o cartão de vacinas. Acontece que Roraima tem sofrido com o sarampo desde fevereiro. O Estado também é uma região endêmica para febre amarela. Ou seja, o roraimense deve estar sempre com o cartão de vacinas em dia.

As exigências de vacinação para viagem variam de acordo com cada país ou Estado. Quem se programa para viajar para Roraima é alertado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que precisa se vacinar contra o sarampo pelo surto que o Estado enfrenta. A dose da vacina precisa ser tomada com antecedência, cerca de dez dias antes da viagem para que o sistema imunológico tenha tempo de reagir. Ou seja, pode não ser eficaz chegar ao Estado e só então resolver se imunizar contra a doença.

“Após ser vacinado, o organismo reage ao que foi inserido e de acordo com cada vacina há um período, por exemplo, para febre amarela orientamos que a vacinação seja feita dez dias antes de cada viagem para que quando ocorra a viagem a pessoa já esteja protegida contra a doença já que leva dez dias para que o organismo reaja à vacina. Para o sarampo é o mesmo período”, explicou o gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Danin.

A maioria as pessoas que vivem em Roraima já está imunizada contra o sarampo, garantiu Danin, isso porque a população já tem consciência da situação que o Estado passa. E também porque são apenas duas doses ainda nos primeiros meses de vida que cada cidadão precisa tomar.

“Contra o sarampo deve ser tomada duas vezes na vida, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses, mas todo mundo que tem até 29 anos deve ter duas doses. Acima de 29 anos é necessário somente uma dose. E para febre amarela deve ser tomada a partir dos nove meses de vida, uma dose que é vitalícia. Tomou uma vez e não precisa tomar mais”, afirmou o gerente do NEPNI.

A imunização durante o período de férias é importante não só para quem vai viajar, mas também para quem precisa colocar o cartão de vacinas em dia. “Leva cerca de vinte minutos, mas quando se está em período de trabalho falta este tempo, por isso deve se aproveitar este tempo de férias para se proteger para toda a vida”, conclamou Danin.

Roraimenses ainda fogem da imunização

“Se estivessem todos vacinados, nós não teríamos esse surto de sarampo”, disse Rodrigo Danin (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Até o dia 7 deste mês, foram notificados 570 casos de sarampo, dos quais 370 foram confirmados, de acordo com boletim do Núcleo de Controle de Doenças Exantemáticas da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).

“Embora tenhamos uma grande parte de venezuelanos entrando já doentes, também temos o surto de sarampo em brasileiros. Se estivessem vacinados, se tivessem conhecimento, se não tivessem acreditado em notícias falsas, em fake news, nós não teríamos esse surto de sarampo que está atacando os roraimenses desde fevereiro e que até hoje ainda estão surgindo novos casos como surgiu na última semana, sendo dois em brasileiros e um em venezuelano”, relatou Rodrigo Danin.

O gerente do NEPNI afirmou ainda que a população precisa conhecer a vacina, pois é um instrumento eficaz que está à disposição. Muitos acham que a vacina pode gerar alguma doença porque confiam em “notícias” de redes sociais que são, na verdade, as chamadas fake news. “Isto não está sendo bom para o nosso programa e não está sendo bom para a nossa população porque o exemplo vivo disso é o sarampo que voltou acometer a população do Estado porque não está devidamente vacinada como deveria estar”, afirmou Danin. (F.A)

Publicidade