Cotidiano

Aulas de robótica são oferecidas para crianças

 A Brinquedoteca é um espaço do curso de Licenciatura em Pedagogia da Estácio

Um projeto desenvolvido pelo curso de Sistemas de Informação em parceria com o curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia ensina princípios de robótica para as crianças matriculadas na Brinquedoteca da instituição. As aulas são ministradas desde agosto, todas às terças-feiras para cerca de 10 alunos com idades entre nove e 10 anos.

 O objetivo, segundo Dion Laranjeira, professor do curso de Sistemas de Informação e responsável por ministrar as aulas de robótica, é melhorar o raciocínio lógico matemático e capacidade de resolver problemas. “As aulas são uma forma de aumentar a criatividade e desenvolver o trabalho em equipe. Sem contar que essa é uma profissão em alta mundialmente”, contou.

 Para isso, as crianças são apresentadas a conceitos de programação com a plataforma Scratch que permite a criação de jogos, animações e histórias interativas de maneira simples e intuitiva. Além disso, as crianças também estudam conceitos básicos de eletrônica e robótica. “As aulas são ministradas nos laboratórios de informática da Estácio. Na primeira etapa estamos com aulas sobre programação com a Plataforma Scratch, e na segunda etapa iniciaremos a integração do Scratch às placas de microcontroladores Arduino UNO para os primeiros conceitos de robótica e eletrônica”, explicou Dion Laranjeira.   

De acordo com ele, o ensino de robótica e programação para crianças tem se tornado tendência mundial e em alguns países chega a integrar aulas de programação nas grades de ensino infantil. Sobre a metodologia e o avanço de seus alunos, ele conta que o aprendizado tem sido considerável e espera fazer um campeonato de robótica em fevereiro de 2019, mês em que encerra o projeto.

“Temos aulas práticas de programação visando resolver problemas simples, tais como fazer o personagem andar, correr, pegar um objeto, desviar de obstáculos. Os estudantes são ótimos, aprendem muito rápido e já estão conseguindo fazer jogos básicos e animações sozinhos. Ao final das aulas pretendemos realizar um campeonato de robótica nos padrões das Olimpíadas Brasileiras de Robótica”, completou.

 A Brinquedoteca é um espaço do curso de Licenciatura em Pedagogia da Estácio voltado para os filhos dos acadêmicos ou de funcionários que possuam de 4 a 10 anos de idade. As crianças matriculadas possuem direito a duas  horas semanais de atividades lúdicas e recreativas, sendo uma hora de jogos dirigidos ou não e outras atividades diversificadas, e uma hora com contação de histórias, leitura livre e direcionada, apreciação de conteúdo em audiovisual, dramatização de histórias e produção de peças teatrais com fantoches.

 Segundo Herica Castro, coordenadora do curso de Pedagogia, a Brinquedoteca é uma atividade de extensão na qual são ofertadas atividades pedagógicas. “Fazemos atendimentos aos filhos de acadêmicos e funcionários da Estácio duas vezes na semana. Esse semestre fizemos essa parceria com o curso de Sistemas da Informação para ofertar as aulas de Robótica Criativa para as crianças matriculadas na Brinquedoteca”, concluiu.

Publicidade