Cotidiano

Aumento é de responsabilidade da Prefeitura, diz RR Energia

O aumento da fatura já vem sendo alvo de reclamação de consumidores

A Prefeitura Municipal de Boa Vista divulgou em nota nas redes sociais nessa quinta-feira (17) que por aumento nas contas de luz da Eletrobrás, a lei municipal regulamenta o reajuste automático na taxa de iluminação pública para que haja o custeio e manutenção da rede.

“Tendo o conhecimento sobre o período de crise, a prefeitura não solicitou nem autorizou qualquer reajuste ou aumento de imposto no município. A iniciativa foge da atribuição da gestão municipal” ressaltou.

Porém, a empresa Roraima Energia informou que conforme Resolução Homologatória Nº 2.479, de 30/10/2018, a partir de 01 de novembro do ano passado houve um reajuste médio de 38,50% nas tarifas de energia de todas as classes de consumo, inclusive na Iluminação Pública, naturalmente esse reajuste foi aplicado pelo município. 

“Em relação ao faturamento, o município efetua os cálculos dos valores mensais da Contribuição Sobre Iluminação Pública de cada cliente e repassa a Roraima Energia para faturar” reforçou.

O aumento da fatura já vem sendo alvo de reclamação de consumidores desde o início do mês. Um destes consumidores, que se dirigiu à Folha, apresentou as contas referentes aos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019 para mostrar a diferença. À risca, o aumento percentual sofrido foi de 51,7%. 

Aumentos semelhantes foram constatados pela reportagem em diferentes contas de energia, de diferentes bairros da capital. Outro fato comum entre eles, além de notarem o aumento, foi não saber o motivo do reajuste.