Política

Autoridades lamentam a morte de José de Anchieta

O ex-governador morreu na noite desta quinta-feira, 6, aos 53 anos, vítima de infarto

A morte do ex-governador de Roraima, José Anchieta, ocorrida na noite desta quinta-feira, 6, pegou muitas pessoas de surpresa. Vítima de um infarto, ele ainda chegou a ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Unimed, mas acabou falecendo por volta das 20h45.

Várias autoridades políticas utilizaram as redes sociais para manifestar pesar e solidariedade aos familiares do ex-governador. O governador eleito nas eleições deste ano, Antônio Denarium (PSL), utilizou a página para ressaltar o legado político assumido por Anchieta após o falecimento de Ottomar Pinto.

“José de Anchieta ao assumir o governo em 2007 teve a responsabilidade de herdar o legado político de Ottomar Pinto, construindo sua identidade política própria. Mais que um homem público, José de Anchieta era filho, irmão, pai e amigo de muitos roraimenses. Morre o homem, mas a sua história permanece”, disse.

A atual chefe do Executivo Estadual, Suely Campos (PP), também utilizou sua página pública para externar sentimentos pela morte do ex-governador, além de ressaltar a sua contribuição para o Estado.

“Roraima perde um político de expressiva liderança, o que foi demonstrado com votação que teve nas últimas eleições. Nunca fomos aliados políticos, mas sempre tivemos relação respeitosa e reconheço suas virtudes de grande orador, de político próximo das pessoas, que deixou um legado de obras em todo o Estado”, completou.

Os senadores Ângela Portela (PDT), Romero Jucá (MBD) e Telmário Mota (PTB) também se manifestaram publicamente nas redes sociais.

“Ele deixa uma história de luta por Roraima. Todos nós reconhecemos a sua trajetória política e seu trabalho. À sua família, as nossas mais sentidas condolências e orações pelo conforto e coragem para enfrentar esse momento de tanta dor e tristeza”, ressaltou Ângela.

“Durante sua trajetória política tive a oportunidade de conviver, trabalhar e aprender com ele, sempre com respeito mesmo diante das divergências que são naturais do ambiente político”, disse Jucá.

“Muito antes de ser meu adversário político, Anchieta era um ser humano, pai de família e homem público. Por isso, neste momento, rezo que Deus conforte a todos diante desta perda súbita. Meu abraço fraterno e solidário à família e amigos”, frisou Mota.

Já o deputado federal Hiran Gonçalves optou por se pronunciar em um vídeo que foi publicado em suas contas sociais.

“Eu acabei de sair da Unimed, e lá acompanhei de se reanimar o meu querido amigo Anchieta, não o político, meu amigo há mais de 25 anos. Moramos vizinhos, nossos filhos conviveram, desde a Mirela a Luíse, e hoje eu com o coração partido, estou aqui para manifestar a toda família, o meu pesar e a minha dor como um amigo de longa data. Perdi uma pessoa que admirava muito como pessoa, pai, filho, irmão e profissional”, completou.

Outra que também se manifestou por vídeo foi a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB). Ela estava em Marrocos participando de uma conferência voltada para as discussões sobre imigração quando foi comunicada da morte do ex-marido.

“Eu peço que vocês orem por mim, pelas minhas filhas e por ele. Que todo o respeito e carinho sejam convertidos agora, principalmente oração, porque como vocês sabem a Larinha [filha de Anchieta] é um bebê e eu tive que dar essa notícia por telefone, e eu agradeço a todas as orações”, completou.  

 

OUTROS PARLAMENTARES E SUAS MENSAGENS DE PESAR

“Nesse momento de dor, solidarizo-me com os seus familiares e amigos. Rogo a Deus que conforte os corações de todos e que dê forças para transformar a dor em fé e esperança”, Remídio Monai, deputado federal (PR).

“Ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará”, Jalser Renier, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e deputado estadual (SD).

“Ainda que tenhamos defendido em vários momentos projetos políticos diferentes, reconhecemos que Anchieta Junior foi uma liderança com significativo apoio de parte da população de Roraima. Neste momento de dor, externamos nosso respeito e consternação, rogando ao Pai que dê o conforto necessário a todos”, Jhonatan e Mecias de Jesus, deputado federal e senador eleito (PRB).

“Fica no meu coração a sua confiança, lealdade e carinho. E tenho certeza que serás uma luz divina, porque na sua maturidade não tinhas mágoa de ninguém”, Lenir Rodrigues, deputada estadual (PPS).

“Muito respeitosamente, presto minhas condolências e deixo registrado o meu mais sincero pesar. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos”, Teresa Surita, prefeita de Boa Vista (MDB).