Saúde e Bem-estar

Avaliação médica precisa ser feita antes de atividade física

A médica Leidiana Nobles foi entrevistada no Folha Saúde

Geralmente no começo do ano ou no período de férias muitas pessoas mudam seus hábitos e começam a incluir na agenda as atividades físicas. O famoso ‘Projeto 2019’ busca uma vida mais saudável, perder alguns quilinhos ou ter aquele corpo perfeito para curtir o carnaval.

Porém a médica Leidiana Nobles, especialista em saúde da família e pós graduada em Endocrinologia, reforça a importância de uma avaliação médica e exames de rotina antes de iniciar os exercícios físicos, principalmente, porque iniciar atividades físicas depois de um período de sedentarismo implica riscos reais para qualquer pessoa.

“Esses projetos são comuns, principalmente quando antecede o carnaval, as pessoas estão mais ativas para buscar essas novas atividades, o cuidado da consulta médica pode fazer uma investigação que irá ajudar a paciente a ter um resultado saudável” explica.

Em muitos casos, os pacientes podem descobrir uma doença metabólica ou um problema cardiovascular (Foto: Divulgação)

Segundo a médica, as pessoas precisam ter consciência que assim como dieta, as atividades físicas também terão resultados diferentes de acordo com cada organismo. “Cada dieta ou exercício terá um resultado independente, ser magro não é uma questão de ter saúde. Os médicos sempre enfatizam que o acompanhamento médico é muito importante não apenas para aqueles que estão acima do peso ou tem algum histórico de doenças, mas para qualquer paciente que deseja começar uma atividade física ou dieta. Todos devem passar por uma consulta médica.” reforça.

Em muitos casos, os pacientes podem descobrir uma doença metabólica ou um problema cardiovascular durante o acompanhamento. “Temos pacientes com recorrência de passar mal ou ter uma arritmia, mesmo estando em boa forma, então tudo isso precisa ser investigado para que qualquer problema seja diagnosticado com antecedência” reforçou.

Uma avaliação do médico pode prevenir problemas durante o esporte (Foto: Divulgação)

Veja a matéria em vídeo