Cotidiano

Baixam número de casos e procura por vacinas em Roraima

Nesta segunda, dia 12 de novembro, é o Dia Mundial contra a Pneumonia, uma das principais causas de hospitalização no Brasil e no mundo

Nesta segunda, 12 de novembro, é o Dia Mundial contra a Pneumonia, e pelo menos em Roraima, os números são positivos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foi registrada uma queda de quase 30% no número de atendimentos e internações na Clínica Especializada Coronel Mota (CECM) e no Hospital Geral de Roraima (HGR), ambos em Boa Vista. Em 2016, as unidades contabilizaram, ao todo, 2.133 casos. Este ano, até o mês de outubro, foram pouco mais de 1.500 registros.

Os dados positivos não são os mesmos quando o assunto é vacinação contra doença. Apesar da vacinação ainda ser a forma mais eficiente de prevenção, a procura ainda é considerada como baixa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No mês passado, o Ministério da Saúde (MS) divulgou que as principais vacinas do calendário infantil no Brasil estavam abaixo dos percentuais de 90% a 95% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas, a pneumo 10V, com 67,3% de cobertura, que previne cerca de 70% de doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por 10 sorotipos de pneumococos.

Os números poderiam ser diferentes, considerando que a vacina é gratuita nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos e que, em 2016, a pneumonia foi a maior causa de mortalidade infantil por doenças infecciosas no mundo.

POSTOS DE SAÚDE – Percorrendo postos de saúde em diferentes bairros da capital, a reportagem da Folha constatou que de dez unidades básicas de saúde, apenas uma não tinha a vacina.

“Infelizmente as pessoas não procuram muito, só em época de campanha de vacinação. É como se eles aproveitassem a ida para botar em dia todas as vacinas”, explicou uma enfermeira, que preferiu não se identificar.

Para o Ministério da Saúde, uma das causas para o índice de cobertura ser baixo é o boato de que as vacinas não funcionam ou que trazem graves efeitos colaterais.

Para mudar esta realidade, foi lançada no mês passado a campanha publicitária “Porque contra Arrependimento não Existe Vacina”, com o intuito de mostrar casos reais de pessoas que sofrem até hoje pela não vacinação. Pela primeira vez, a mascote das campanhas de vacinação, Zé Gotinha, aparece em tom sério e preocupado. O conteúdo pode ser acessado procurando pela hashtag #FalaGotinha e no site www.saude.gov.br/vacinacao.

Paciente com vírus da gripe está mais propenso a desenvolver pneumonia

Uma pessoa infectada com vírus da gripe está mais propensa a desenvolver uma pneumonia – infecção pela bactéria pneumococo – do que aquela que não contraiu a gripe. A conclusão é de estudo realizado pela Universidade de São Paulo – USP, após a pneumonia ser declarada uma das principais causas de hospitalização no Brasil e no mundo. O estudo mostrou que, por causa do vírus da gripe, houve um grande aumento das bactérias do nariz. Quando o vírus da gripe infecta a região nasal, por sua vez, a colonização de pneumococo aumenta e a chance de isso virar uma pneumonia também aumenta. Dessa forma, os pesquisadores alertaram que os efeitos da vacina contra a gripe também podem se estender na prevenção da pneumonia. Portanto, procure um posto de saúde para se prevenir. (A.G.G)