Cotidiano

Balsa do Passarão volta funcionar no rio Uraricoera

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que uma baixa gradativa do rio permitiu o retorno da atividade

Voltou a operar normalmente, na tarde desta segunda-feira (16), a travessia pela balsa no Passarão, a 42 quilômetros de Boa Vista, que ficou inoperante devido à cheia do rio Uraricoera. A informação foi dada, esta tarde, pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Roraima.

Segundo os órgãos, a travessia voltou a ser feita depois que o nível do rio baixou gradativamente e as margens permitiram que o equipamento atracasse com segurança.

Com a cheia do rio, o Corpo de Bombeiros passou a cooperar com a baldeação e transposição de pessoas, bens e produção agrícola dos ribeirinhos e moradores que necessitavam do apoio da Defesa Civil nas regiões afetadas pelas chuvas e cheias dos rios em todo o Estado.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, embarcações do órgão estão ainda nas vicinais 03 e 28 de Caroebe “para auxiliar na travessia dos rios naquele município, além de manter vistorias nos municípios de Amajarí, Cantá, Bonfim e Normandia”. “Em todos os rios as águas estão dentro da normalidade e passando por baixo das pontes, considerando as adversidades do período chuvoso”, informou a assessoria de imprensa por meio de nota.

Mesmo assim, a Defesa Civil alerta que existem locais que correndo risco de ficarem isoladas. Para auxiliar essas comunidades, o órgão informa que existem acessos secundários e um monitoramento diário está sendo feito para acompanhar a situação.

“Além de manter guarnições de sobreaviso para pronto emprego em possíveis demandas e para atender as situações de emergência ocasionadas pelas chuvas”, concluiu.