Polícia

Bandidos furtam fios, azulejos e lâmpadas do Totozão

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Um funcionário da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) procurou a Folha para denunciar o furto de fios elétricos, azulejos e lâmpadas do Ginásio Poliesportivo Totozão, no bairro Aeroporto. O denunciante pediu que sua identidade fosse mantida em sigilo devido ao cargo que ocupa, mas afirmou que os furtos foram constatados durante uma vistoria. Segundo ele, a suspeita é que imigrantes sejam os autores do crime.

A Folha foi apurar. Primeiro, a reportagem conversou com o dono de um bar que fica exatamente na frente do ginásio poliesportivo. O comerciante disse que sempre via pessoas no local, mas nunca percebeu atitude suspeita em relação a furtos de material.

Aos arredores do ginásio, o abandono é claro. Portões com cadeados, mato com mais de 30 centímetros de comprimento, vidros quebrados e materiais de construção espalhados de forma desordenada por toda a parte.

A reportagem também constatou que há pessoas morando no prédio abandonado. Havia um cano puxando água da rua para dentro do ginásio além de garrafões com água, baldes, varais com roupas estendidas, redes e cadeiras. Era possível ouvir pessoas conversando. Quando perceberam a presença da equipe da Folha, tentaram se esconder.

Uma mulher aceitou conversar. Ela afirmou estar morando no local há pelo menos três meses. Trata-se de uma imigrante que fugiu da fome na Venezuela e que, ao chegar ao Brasil, precisou escolher entre pagar aluguel ou comer, pois somente o marido trabalha como pedreiro e ganha diárias incertas que variam entre R$ 20 e R$ 50.

Sobre o material supostamente furtado do prédio, como denunciado pelo funcionário da Seinf, a imigrante afirmou que as pessoas que estão vivendo no local não têm motivos para furtar peças de cerâmica ou fios elétricos, pois não teriam onde usá-los. Ela informou ainda que, desde que está no ginásio, nunca houve iluminação e há pessoas que aproveitam a escuridão para usar drogas durante a noite.

A mulher disse ainda não ter medo das pessoas que usam o espaço abandonado para se drogar, porque o ginásio está completamente trancado.

BOLETIM – Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do furto de fios do Ginásio Poliesportivo Vicente Feola, o Totozão. Ainda de acordo com a pasta, o material restante será vigiado. (F.A)