Cotidiano

Banhistas tentam apagar fogo na praia do Gnomo

Frequentadores tentam apagar as chamas usando baldes com água

Um incêndio de grandes proporções atinge a praia do Gnomo em Boa Vista, nesta segunda-feira,11. Frequentadores do local tentam apagar as chamas usando baldes e bacias com água da praia, porém o fogo alastra com muita rapidez nas folhas secas.

De acordo com o morador das proximidades, ele acionou o Corpo de Bombeiros que foi até o local e nada fez. 

“O fogo começou desde meio dia, e conseguimos mesmo com poucas pessoas conter algumas chamas, vamos tentar apagar para que a mata não seja consumida, pedi ajuda de algumas pessoas nas redes sociais e eles vieram. Não conseguiria ficar sem fazer nada” disse.

A maior preocupação do grupo é que além da destruição do meio ambiente, o fogo chegue até as áreas residenciais. 

No local, havia dois agentes do Corpo de Bombeiros que relataram que devido à demanda não era possível tentar conter as chamas, além do local de difícil acesso.

“O fogo nesse período é comum em mata seca, é preciso evitar fazer fogueiras e jogar bitucas de cigarro na mata. Também é indicado evitar respirar a fumaça e se manter longe do fogo para que não exista uma tragédia maior” relatou.

Incêndio na praia do Gnomo, moradores locais que amenizaram as chamas carregando água da praia em baldes, bacias em carrinho d from TV FOLHABV on Vimeo.

Outro lado – O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) informa que foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação em uma ilha as margens do Rio Cauamé, no final da manhã desta segunda-feira, dia 11, por volta de 11h40m nas imediações do bairro Parque Caçari.

Uma viatura da GCIF (Guarnição de Combate a Incêndio Florestal), se deslocou até o local da ocorrência e constatou que o foco encontrava-se as margens da ilha e que era necessário traspor até o lado oposto do rio. No entanto, no mesmo momento o CBMRR recebeu outra chamada de emergência via 193, para prestar apoio a uma ocorrência de incêndio em vegetação nas proximidades da Subestação de Energia do Distrito Industrial.

Considerando o grau dos riscos iminentes entre as duas ocorrências e, tendo em vista que os CCI (Caminhões de Combate a Incêndio), com capacidades de 10 mil e 5 mil litros d’água que atendem a Zona Leste e Oeste da Capital, possuírem restrição de acessos em locais não pavimentados, em especial, nos terrenos acidentados ou em áreas de lavrados, as GCIFs atuam em apoio a esses caminhões.

Nesse caso em particular, a prioridade do atendimento se deu pela natureza da ocorrência, quando ficou evidenciado os riscos e danos para vida humana e ao patrimônio, por se tratar de uma ocorrência de incêndio nas imediações de uma Subestação de Energia e com presença de pessoas (funcionários).

Entretanto, a ocorrência de incêndio protocolada em vegetação na Ilha mencionada, na região do bairro Parque Caçari foi atendida posteriormente, por volta das 15h20, onde os bombeiros utilizaram bombas costais, transpuseram o rio e realizaram a extinção do foco de incêndio.