Saúde e Bem-estar

Barulhos em excesso põe a audição em risco 

Segundo fonoaudióloga, cada vez mais são os jovens que são diagnosticados com surdez e procuram por aparelhos auditivos.  

Sirenes de ambulâncias; tráfego intenso, carros de som; TV em alto volume; boates; shows, música altíssima nos fones de ouvido, tudo isso em excesso pode prejudicar a audição, o que vem acontecendo cada vez mais cedo. O excesso de barulho que somos submetidos, voluntária ou involuntariamente, pode trazer consequências irreversíveis à audição. 

De acordo com a fonoaudióloga Evânia Costa, os barulhos que ouvimos voluntariamente podem ser mais prejudiciais, aqueles que mesmo em casa ou no trabalho expõe o aparelho auditivo a ruídos intensos.

“Ouvir em volume muito alto  de aparelhos como televisão, rádio e aparelhos de som, barulhos incômodos do liquidificador, aspirador de pó, secador de cabelo; tudo isso pode provocar perda auditiva ao longo do tempo, se  o paciente não se resguardar” explica. 

Segundo ela, cada vez mais são os jovens que são diagnosticados com surdez e procuram por aparelhos auditivos. “A qualquer sinal de dor no ouvido, dificuldade para ouvir em volume baixo, ou sintoma que identifique um nível de surdez, o paciente deve procurar por uma ajuda médica” explica.

Para a fonoaudióloga, não é preciso ter vergonha ou acreditar que jovens não precisam de aparelhos auditivos. “Hoje em dia, assim como os óculos de graus, os aparelhos auditivos estão sendo usado por pessoas jovens, e o próprio mercado se adaptou a isso oferecendo novos modelos hiperconectados, minimalistas, ultrarresistentes” explica.

Os aparelhos auditivos prestam serviço a pessoas nas mais diversas faixas etárias e ocupações. Os aparelhos podem ser encontrados em diversos valores e tamanhos, do mais discreto ao mais descolado. “Para muitos, aparelho auditivo é sinônimo de velhice ou, pior, surdez. E nem adianta argumentar que pessoas usam óculos de grau e, nem por isso, são chamadas de cegas. Os novos modelos dão um ar mais jovial para quem precisa utilizar, as facilidades de encontrar esses aparelhos também auxilia a vida de quem tem problemas de audição” explicou.

Em Roraima, o Centro Auditivo de Roraima localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, no bairro Aparecida, tem a pronta entrega os produtos. “Foi uma forma que encontramos para auxiliar a vida de quem utiliza os aparelhos auditivos, já que muitas vezes as pessoas precisavam encomendar de outros estados” reforçou.