Cultura

Biblioteca virtual oferece livros para pacientes do Caps

Projeto começou a ser desenvolvido em agosto e com o apoio com TJ-RR será implantado nos próximos dias

Os pacientes do Caps Ad III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) em breve contarão com um novo serviço: uma biblioteca virtual, que como o próprio nome diz, oferecerá livros digitais para uso das pessoas em tratamento na unidade. A nova oficina se tornou possível após um projeto idealizado por um dos servidores do Caps, receber apoio financeiro do TJ-RR (Tribunal de Justiça de Roraima).

O projeto inicial começou a ser desenvolvido em agosto pelo servidor Moisés Souza e pelo diretor do Caps Ad III, Denis Adriano de Souza e na semana passada ganhou o apoio financeiro necessário para a implantação, por meio de um recurso disponibilizado através do juiz de direito titular do Vepema (Vara de Penas e Medidas Alternativas), Alexandre Magno Magalhães Vieira, no valor de quase R$ 10 mil.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Mental da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Renato Amaral, o valor será utilizado para a compra de computadores, que além da Biblioteca Virtual, servirão para a implantação de um outro serviço aos internos: um curso de informática básica.

“Os trabalhos realizados na unidade com os nossos pacientes são uma forma de ajudá-los a serem reinseridos na sociedade, de forma que consigamos despertar o interesse deles por uma de nossas atividades”, comentou Renato.

O Alvará Judicial para utilização do recurso já está disponível e a unidade fará a prestação de contas em juízo de tudo o que for adquirido. A biblioteca passará a funcionar nos próximos dias, assim que os equipamentos forem comprados e devidamente instalados.

CAPS AD III – O Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) funciona na rua Adail Oliveira Rosa, 1652 – Alvorada e oferece atendimento a pessoas que de livre e espontânea vontade procuram por tratamento para sua respectiva dependência, e em algumas situações, a demandas judiciais.

Além dos novos serviços que serão implantados e dos leitos de internação para desintoxicação, a unidade também oferece outras atividades, como horta, atelier, campo de futebol profissional, terapia ocupacional, entre outras.

Para ser atendido no Caps AD III, é necessário estar munido dos seguintes documentos: xerox da Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e o comprovante de residência. Após isso, o paciente passa por uma avaliação de um profissional da equipe médica, para determinar se precisa passar por um período de internação ou apenas participar das atividades diárias.