Cultura

Bloco do Mujica inicia ensaios para desfile independente

O ensaio ocorrerá neste domingo, 06, a partir das 18h, no Espaço Paricarana

YARA WALKER

Editoria de Cultura

Os tradicionais ensaios do Bloco do Mujica terão início no dia 6, e em todos os domingos até fevereiro, no Espaço Paricarana, localizado no bairro Aeroporto. Os ingressos custam R$ 15,00 e serão destinados à estrutura e som para o dia em que o bloco passará pela avenida.

De acordo com Bebeco Pujucan, um dos fundadores do bloco, em 2017 e 2018, o bloco desfilou na Avenida Ville Roy, em frente à antiga Casa do Neuber, reunindo aproximadamente três e seis mil pessoas, respectivamente .

“Este ano estamos em processo de produção. Ainda vamos dar entrada nos documentos e aguardar a confirmação da Prefeitura para fechar a avenida”, disse.

O Bloco desfila tradicionalmente na segunda-feira de Carnaval. Criado em 2014, o Bloco do Mujica reúne artistas e brincantes que simpatizam com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. O grupo sempre foi uma reunião de artistas como George Farias, Neuber Uchôa, Leka Denz, Dibob, Jamrock, entre outros.

Ainda segundo Bebeco, os ensaios chegam a reunir 150 pessoas e o número aumenta com a proximidade do carnaval. “No Bloco, Bateria, coordenação e produção são 40 participantes. Já o público, geralmente no começo é de 150 pessoas depois aumenta até perto do carnaval”, explicou Bebeco Pujucan, da banda Jamrock.

QUEM É PEPE MUJICA?

Pepe Mujica governou o Uruguai durante os anos de 2010 a 2015, ficou conhecido por um governo progressista e pela simplicidade que resolveu adotar durante seu mandato.

O ex-presidente rejeitou os benefícios da presidência e recusou a viver no Palácio Presidencial ou ter um “cortejo motorizado”. Mujica vive em uma casa de apenas um quarto na fazenda de sua esposa e dirige um fusca de 1978.

SERVIÇO

Ensaios do Bloco do Mujica

Data: 06 de janeiro (haverá ensaio todos os domingos de janeiro e fevereiro)

Hora: 18 horas

Local: Espaço Paricarana 

Endereço: BR-174 Norte, bairro Aeroporto