Cultura

Blog de estudantes lista filmes dedicados a temáticas jornalísticas

Filmes abordam princípios, valores éticos, competência profissional

Uma lista com mais de cem documentários, filmes e séries abordando ‘Comunicação e Jornalismo’ foram publicados no blog www.redeterecom.blogspot.com. A ideia é apresentar sugestões para estudantes e profissionais de jornalismo. A pesquisa, realizada em sites e outras referências, cobre o recorte temporal de 1931 a 2018.

De acordo com o coordenador do blog, o professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima, Edileuson Almeida, a apresentação é pelo ano de lançamento.  Edileuson é professor de jornalismo há vinte anos e já atuou como profissional de tv, jornal e assessoria de imprensa.

“A lista vem sendo atualizada desde 2001. São sugestões para jornalistas e estudantes interessados em assessoria de imprensa, radio, televisão, revista, jornal impresso e jornalismo online. São documentários, filmes e séries que abordam ética, moral, técnicas de entrevista, elaboração de reportagens” explicou.

A seleção começa com o filme de 1931 que trata sobre o jornalismo sensacionalista e fecha com a série “Seguindo os Fatos”, que retrata os bastidores do jornalismo na perspectiva de sua equipe editorial. “São produções que mostram desde estudantes de jornalismo, passando pelos “focas” (iniciantes) até chegar aos profissionais. O critério é ter  o jornalismo como eixo central. E como secundário a contribuição para a reflexão e a prática do jornalismo” explica.

O blog é produzido por alunos bolsistas do Programa Rede Terecom, oriundos de diversas disciplinas. “Atualmente estamos com cinco estudantes participando do programa. Eles ajudam também na elaboração de eventos, oficinas e na elaboração de artigos científicos” explica.

Segundo o professor, o projeto também tem o objetivo promover um intercambio entre a comunidade e a Universidade. “A partir de outubro vamos colocar em prática o Projeto Volta na facul  para profissionais de Jornalismo de desenvolverem oficinas com temas voltados à área de atuação, para ajudar nas horas complementares, estão previstas mais de pelo menos 25 oficinas” disse.

Blog – O “Rede Terecom: Comunicação e Cidadania” é um Programa de Extensão Universitária dirigido à comunidade de Roraima. A proposta é promover a relação academia/comunidade com ações práticas e continuadas, envolvendo professores, alunos de Jornalismo (UFRR) e a população das comunidades de Roraima.

Sugestões:

1931 – A Primeira Página (Direção: Lewis Milestone)

Um consagrado e boêmio repórter investigativo decide se casar – e, por conseguinte, abandonar o Jornalismo – justamente quando as conseqüências tragicômicas da condenação à morte por enforcamento de um anarquista levam-no a vivenciar aquele que pode ser o maior furo de sua carreira. Assim sendo, ele se verá mergulhado numa torrente de eventos e personagens que o farão questionar o que é mesmo relevante para sua vida: a bonomia da vida marital ou a sujeira e a correria de sua profissão.

1987  –  Nos Bastidores da Notícia (Direção: James L. Brooks)

Um clássico do gênero, essa comédia romântica – sim, comédia e romântica – discute temas importantes como princípios, valores éticos, competência profissional, trabalho em equipe e competição. Com tantas questões desse tipo em pauta teria tudo para ser uma produção pesada, mas pelo contrário! Trata-se de um filme envolvente, que equilibra todos os elementos água com açúcar do gênero com questões altamente relevantes para a profissão.

2018  –  A Última Testemunha (Direção: Piotr Szkopiak)

Após a Segunda Guerra Mundial, o jornalista Stephen Underwood (Alex Pettyfer ) descobre o terrível assassinato de 22.000 poloneses sob as instruções de Stalin, embora durante muitos anos a culpa pelo assassinato foi atribuída aos nazistas. Na época, as informações sobre o Massacre de Katyn, como veio a ser conhecido, foram encobertas por ambos os governos britânico e norte-americano em vista da delicada relação com a Rússia durante e depois da guerra.