Cotidiano

Boa Vista recebe coordenadora de Voluntários das ONU

Renata Cunha Farias é coordenadora do Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil

Na terça-feira (18 de dezembro), a convite da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) a sra. Renata Cunha Farias, coordenadora do Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil, fará uma visita à capital do estado de Roraima.

Além de acompanhar as ações de voluntariado, Renata irá apresentar dados importantes divulgados no último relatório da ONU Voluntários, lançado em 5 de dezembro, sobre a importância do voluntariado para criar comunidades mais resilientes.

Entre as atividades, estão uma roda de conversa com voluntários atuando em diversas frentes, principalmente na resposta à crise migratória que o estado enfrenta. O evento ocorre em parceria com o Programa Viva Voluntário e a finalidade é ouvir dos voluntários suas perspectivas a respeito do trabalho realizado.

Renata Cunha Farias:

Renata Farias atuou como Oficial de Programa do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Senegal e em Cabo Verde entre  2011 e 2017, e como Portfolio Manager para a Africa Ocidental, do Norte e Estados Insulares  na sede do programa  UNV, em 2017.  Antes de ingressar no UNV, trabalhou como consultora sênior em direitos do consumidor e direito regulatório em Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Anteriormente, atuou como Coordenadora do Programa da RCN Justice et Démocratie, responsável pela missão em Lubumbashi / RDC, com o foco na promoção da justiça e no fortalecimento do Estado de direito.

As experiências anteriores também incluem o trabalho com organizações da sociedade civil, especialmente no desenvolvimento institucional / organizacional de organizações e direitos da criança no Brasil, e uma curta experiência no setor público como Presidente da Comissão de Execução de Licitações da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Coordenadora do PROCON Fortaleza.

Outras atividades incluem atuação como representante da sociedade civil no Conselho Federal do Fundo de Direitos Difusos – CFDD; como membro da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil e membro do Conselho do CEDECA Ceará (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), e assessoria técnica a organizações da sociedade civil.

Renata é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (Brasil).

Serviço:

Roda de Conversa com voluntários atuando em Boa Vista

18 de dezembro das 16:30 às 18:00 horas

Cáritas Diocesana de Roraima – Av. Nossa Senhora da Consolata, 1529, Centro

Entrada franca