Cotidiano

Boa Vista terá mudanças nas linhas de ônibus. Saiba quais

Serão implantadas duas novas linhas circulares que vão atender 34 bairros de Boa Vista.
As mudanças começam a valer a partir do dia 15 de julho.

 

 As antigas linhas 310 – Ataíde Teive/ Centro, e 402 – Centenário/ Centro serão absorvidas pelas circulares 501- Paraviana 1/ Conjunto Cidadão 2, e 502 – Paraviana 2/ Conjunto Cidadão 1, respectivamente.

 

Os ônibus dessas linhas sairão do Paraviana, farão itinerários diferentes até se encontrarem no Conjunto Cidadão e retornarem ao Paraviana. Quatorze ônibus atenderão as duas linhas circulares.

 

Os veículos dessas linhas não terão paradas para descanso durante o horário de circulação do transporte coletivo, apenas para mudança de motorista, diminuindo o tempo de espera do passageiro.

 

As linhas circulares devem reduzir o tempo de trajeto em até 20 minutos dos bairros mais afastados até o Centro. 
Nas demais rotas modificadas, os passageiros não precisarão mais pegar dois ônibus para chegar ao destino.  Dependendo da linha, a redução pode chegar até 40 minutos . Com isso, reduz-se também o tempo de espera, baldeação e a lotação nos veículos.

 

Além das duas novas linhas circulares, outras rotas foram reformuladas, acrescentando mais ruas ao itinerário já existente ou criando destinos específicos, como é o caso do Conjunto Pérola, que terá uma linha de ônibus com destino ao Pintolândia (direto) e outra com destino ao Centro. Antes, era preciso sair do Pérola, ir até o Centro, pegar outro ônibus para chegar ao Pintolândia.

 

As zonas Oeste e Leste terão acesso ao Hospital da Criança com apenas um ônibus, sem necessidade de baldeação. A implantação ocorrerá no período de férias 
escolares para facilitar a adaptação dos passageiros. Os novos itinerários estarão disponíveis nas paradas de ônibus para orientação dos usuários do transporte coletivo.

 

“Com essas mudanças a prefeitura espera não apenas melhorar as condições de tempo de deslocamento para os usuários, mas também atingir um número cada vez maior de pessoas atendidas por um sistema moderno, eficaz e confortável”, ressaltou Angélica Leite, presidente da  Empresa Municipal Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).

 

O transporte público de Boa Vista conta  atualmente com uma frota de  78 ônibus, que circulam das 5h à meia noite.  A média de passageiros em dias úteis é de 33 mil pessoas . As linhas  112 – Santa Luzia, 252 – Sen. Hélio Campos, 301 – Equatorial 1 e 2, 501- Conjunto Cidadão 2 (Circular) e 502 – Conjunto Cidadão 1 (Circular) vão trafegar apenas pelo terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista