Política

Boa governança parte da união de esforços, diz ministro

Augusto Nardes palestrou sobre o assunto em evento realizado no auditório da secretaria do TCU

Em visita a Roraima nesta segunda-feira, 11, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, reafirmou que somente a união de esforços entre os poderes fará com que a aplicação da boa governança livre os Estados e Municípios da crise. O assunto foi o tema principal da palestra “Controle Interno dos Municípios de Roraima”, realizado pela manhã no auditório da secretaria do TCU, situado no bairro São Pedro.

“Hoje, a sociedade não dispõe de um atendimento de saúde adequado, nem de segurança de qualidade, e isso ocorre em vários pontos do país, porque não há uma boa governança por parte dos gestores, e nem sintonia entre Estados, Municípios e União. A tese da governança é que ela tenha uma sinergia, ou seja, que todos trabalhem em conjunto. O novo governo quer que haja a descentralização de recursos, mas que é preciso que se tenha um planejamento de todas as ações”, destacou Nardes.

O ministro ressaltou ainda que a sociedade também deve participar da tomada de decisões para a aplicação correta dos recursos, visando o desenvolvimento de sua comunidade.

“Nós criamos indicadores em todo o Brasil, nós sabemos onde tem resultado bons e ruins. Os pais, as famílias fazem a boa governança dos filhos, para direcionar a eles uma boa educação, dar a proteção necessária para que se tornem bons cidadãos. Essa preocupação também quem que se fazer presente no desenvolvimento do Estado. Essa incapacidade dos governantes em lidar com a crise também, em parte, é culpa da sociedade, que aceitou isso de forma passiva. È necessário que haja uma mudança de comportamento”, completou.

Além de servidores do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU), o evento também contou com a presença do governador, Antônio Denarium, e do vice-governador, Dr. Frutuoso Lins.

“É uma ação bastante oportuna e que chama para os gestores a necessidade de ter a responsabilidade com dinheiro público. Temos que ter transparência e credibilidade na otimização os recursos, e cobrar dos servidores públicos uma atenção maior para que essas medidas se revertam em resultado para a sociedade”, salientou Denarium.

 A matéria completa você confere na Folha Impressa desta terça-feira, 12.