Política

Bolsanaro é empossado novo presidente da República

Eleito em segundo turno com 55% dos votos, Jair Bolsonaro (PSL) toma posse na tarde desta terça-feira, 1º, como novo presidente da República. Os eventos da cerimônia começam às 14h45, com o desfile do cortejo presidencial desde a Catedral até o Congresso Nacional, onde ocorre, às 15h, a sessão solene de posse.

O presidente eleito Jair Bolsonaro foi empossado em sessão solene no Congresso Nacional. A sessão foi aberta há pouco pelo presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE). Neste momento, está sendo executado o Hino Nacional.

O carro oficial parou próximo da rampa da Casa pouco antes das 15h.

Logo na chegada, Bolsonaro foi recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira, pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

Em seguida, Bolsonaro passou pela ala de homens da Força Aérea Brasileira e da Marinha, já no Salão Verde, de onde se dirigiu ao Plenário para a cerimônia de posse.

Às 17h30 ocorre a cerimônia de nomeação dos novos ministros de Estado e, às 18h30, Bolsonaro e a esposa, a nova primeira-dama Michelle Bolsonaro, oferecem uma recepção a convidados no Palácio do Itamaraty.