Política

Bolsonaro está apto para debates, afirma médico

Em entrevista ao Portal UOL nesta quinta-feira, Antônio Luiz Macedo, cirurgião responsável pelo acompanhamento do quadro de saúde de Jair Bolsonaro (PSL), disse que o presidenciável está “clinicamente” em condições físicas de retomar as atividades de rua, inclusive, se deslocar de avião a outros estados, e participar de debates políticos.

“Todas as avaliações mostram que ele está bem e em franco estado de recuperação. Insistimos um pouco na questão de apoio nutricional e nos cuidados com a colostomia. (…) Agora, a retomada das atividades [de campanha] vai depender do que ele e a equipe dele entender ser o melhor”, disse o médico do Hospital Albert Einstein.

Especificamente sobre os debates, Macedo explicou que não existe mais qualquer empecilho médico que o impeça de comparecer. Apesar disso, ele fez uma ressalva em relação ao formato do evento. “É mais uma questão de conforto. Talvez ele não aguente um período de mais de três horas em pé. Mas se for uma coisa mais suave e light… Depende dele”, acrescentou.

O médico ressaltou ainda que o melhor cenário para o paciente seria um debate no qual os candidatos estivessem sentados. Ele observou ainda que a produção poderia tomar alguns cuidados a fim de evitar uma situação de “constrangimento” com a possibilidade de rompimento da bolsa de colostomia.

“A colostomia é uma coisa nova para ele. O intestino fica para fora, é um artifício que a gente usa em caso de ferimentos graves no intestino grosso. Por isso, andar com uma colostomia exige cuidados caso seja necessário, por exemplo, esvaziar a bolsa ou ele tenha que sair correndo para o banheiro”, explicou. “Talvez se ele não ficasse em pé [no debate] e fosse uma coisa mais rápida. Seria importante também ter um banheiro perto caso haja uma intercorrência na bolsa”, completou.