Cotidiano

Bombeiros orientam sobre cuidados em época de fortes chuvas

A principal recomendação é evitar a transposição de rios onde as pontes estejam submersas ou com pontos de alagamento, além das áreas de risco iminente de desastres

Neste sábado, dia 7, o nível do rio Branco em Boa Vista já atinge a marca de 8,31 metros e em Caracaraí, faltam apenas 15cm para chegar aos 10m. Diante de todos os transtornos ocorridos no estado nesse período de inverno, a CEPDC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), em execução à Operação Inverno 2018, destacou equipes para atuar não só no trabalho de resposta emergencial nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, mas também para ações de prevenção junto às populações, principalmente nas comunidades localizadas em áreas de risco.


A principal recomendação feita pelos bombeiros nas abordagens aos moradores desses lugares, é que a transposição de rios onde as pontes estejam submersas ou com pontos de alagamento seja evitada, além das áreas de risco iminente de desastres. Só devem realizar a travessia de rios, lagos e Igarapés, em casos extremos de necessidade e, ainda assim, devem solicitar de imediato o apoio do Corpo de Bombeiros, que pode ser acionado ligado 193.


Além das recomendações, os bombeiros divulgaram dicas importantes para a época:


Antes das chuvas:

-Realizar poda ou corte de árvores localizadas próximo às residências, com risco de queda;

-Manter o conserto de calhas e telhados, trocar telhas quebradas, fazer reforço da fixação, renovando pregos e madeiras, fazer isolamento da fiação elétrica;

-Não estacionar carros em ladeiras;

-Não acumular lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, esse material vai parar nos bueiros;

-Verificar condições de segurança de sua casa: atenção para trincas, rachaduras, queda de paredes.


Durante as chuvas :

-Se o nível da água estiver subindo, ir com a família para um lugar seguro. Se estiver ao ar livre, procurar um abrigo seguro, longe de árvores, pois atraem raios e os galhos podem cair.


Após as chuvas:

-Cuidado com a água que for beber. Pode estar contaminada pela inundação, causando sérios riscos à saúde;

-Não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados; não entrar em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.