Cotidiano

Brasil perderá certificado de país livre do sarampo

Ações de combate à doença serão intensificadas nos estados com maiores registros da doença, entre eles, Roraima

O Ministério da Saúde (MS) divulgou um comunicado oficial na noite de ontem, 19, que o Brasil perderá a certificação de país livre do sarampo e que ações de combate à doença serão intensificadas nos estados com maiores registros, entre eles, Roraima.

De acordo com a publicação do MS, feito em sua conta oficial no Twitter, o órgão confirmou o caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará em fevereiro deste ano à Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil.

“Com isso, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença e iniciará o plano para retomar o título. O Governo Federal está desenvolvendo um pacote de ações para reverter a queda das taxas de vacinação”, completou o MS.

PACOTE DE AÇÕES – Por conta da perda do certificado, o Ministério da Saúde disse ainda que pretende promover ações específicas para estimular a vacinação contra o sarampo nos estados com o maior número de registros da doença, no caso, Roraima, Amazonas e Pará.

“Os três estados registram, desde o ano passado, transmissão ativa do vírus. A campanha publicitária será veiculada em abril e chamará para a vacinação contra o sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos, público com baixa cobertura vacinal nos três estados e mais vulnerável para a doença”, informou o MS.

A pasta afirmou ainda que a ação será realizada de forma seletiva, mediante avaliação e atualização da situação vacinal dessas crianças para obtenção da meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% de cobertura vacinal contra o sarampo.

Outras ações do pacote são o encaminhamento de medidas importantes ao Congresso Nacional, como a exigência do certificado de vacinação, não impeditiva, de ingresso na escola e no serviço militar. “Reforçaremos, ainda, o monitoramento da vacinação, por meio dos programas de integração de renda e como norma para os trabalhadores de saúde”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A Folha entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para saber se o Governo do Estado já foi notificado do pacote de ações do MS e aguarda retorno.

CASOS DE SARAMPO – Apesar da intensificação da campanha no Estado, o MS informou que não houve registro de novos casos da doença em Roraima. Conforme o órgão, de janeiro a 19 de março de 2019 foram confirmados laboratorialmente 28 casos de sarampo em dois estados do Brasil. Os casos estão relacionados à cadeia de transmissão iniciada em 19 de fevereiro de 2018, sendo 23 casos no Pará e cinco casos no Amazonas, todos na região norte do país.

“A situação demonstra uma importante redução no número total de casos notificados quando comparados ao ano de 2018. Durante todo o ano de 2018, foram confirmados 10.326 casos, sendo 9.803 no Amazonas, 361 em Roraima e 79 no Pará. O pico foi atingido em julho de 2018, quando foram registrados 3.950 casos da doença”, complementou o órgão.

Publicidade