Cotidiano

Buracos nas ruas são causa de acidentes constantes

Moradores dos dois bairros denunciam a buraqueira nas vias públicas e afirmam que a Prefeitura não faz reparo há meses

ANA PAULA LIMA

Editoria de Cidade

Desviar de buracos se tornou uma atividade constante na rotina dos motoristas que trafegam pelos bairros Cinturão Verde, Centenário e Jóquei Clube; e os acidentes, alguns graves e com vítimas fatais também.

Os problemas começam logo na Avenida Centenário, onde uma cratera em uma rotatória que fica em frente à Escola Estadual Carlo Casadio faz com que os motoristas, ao tentarem desviar, invadam a pista ao lado, ocasionando acidentes constantes. Ao longo de toda via, esse buraco é apenas um dos vários encontrados até a outra rotatória que fica em frente a um posto de gasolina.

É perceptível, ao seguir pela avenida, que além dos buracos, existem valetas profundas que não estão sinalizadas, alertando ao motorista a necessidade de redução da velocidade, o que também tem ocasionado batidas de carro na traseira do que está na frente, devido à necessidade de se frear bruscamente.

Já no bairro Jóquei Clube, é necessário fazer um retorno pequeno, que chega à Rua Abdala Habib Faxe, cujos transtornos são grandes. Começando pelo detalhe de ter um buraco logo na base de um quebra-mola, impossibilitando que o motorista consiga enxergar antes de acertar a abertura no asfalto. Lá também tem uma verdadeira cratera na esquina, onde atualmente está cheio de água, ficando oculto aos motoristas que somam prejuízos, como pneus estourados ou suspensão quebrada, ao passar pelo local.

O motorista Diego Oliveira disse que trafegar pela avenida Centenário hoje é um grande desafio e um sério risco de prejuízo, seja por ter seu carro quebrado ou mesmo por se envolver em um acidente.

Já a motorista Pauliane Rocha, disse que mesmo que façam reparos, os buracos persistem porque não existe uma infraestrutura suficiente nas vias para resistir o período de chuva. “Basta uma chuvinha para novos buracos se abrirem e os antigos se tornarem verdadeiras crateras”, acrescentou.

Pauliane relatou ainda que não tem um bueiro para escorrer a água das chuvas e isso já foi motivo de muitos comércios e residências serem invadidos pela água. “As ruas ficam tão alagadas, sem o escoamento adequado, que além de deixar o asfalto todo fofo, ainda invade as residências e comércios aqui da região; é um verdadeiro caos”, lamentou a motorista.

Quem assiste aos carros constantemente acertando os buracos é Rosiene Félix, que em sua barraca de vendas à beira da avenida Centenário conta que já viu inúmeros acidentes no local, e nenhuma melhoria em todos esses anos em que trabalha por ali.

“Esses buracos vão ficando cada vez maiores. Precisa tapar tudo isso porque durante o inverno abriu mais ainda os que já tinham por aqui”, disse a vendedora.

PREFEITURA – A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista na sexta-feira, 31, questionando quando seriam realizadas obras de pavimentação na avenida Centenário, entretanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno. (A.P.L)