Cotidiano

24 estabelecimentos foram inspecionados em Boa Vista

Proprietários são orientados a se adequarem às regras de funcionamento na pandemia

A fiscalização no comércio boa-vistense teve continuidade nessa quinta-feira, 4, porém com foco em academias, supermercados e hipermercados, que segundo as normas estabelecidas no decreto 022/E, só podem funcionar no horário das 8h às 20h.

A fiscalização, coordenada por agentes da Vigilância Sanitária Municipal, inspecionou um total de 24 estabelecimentos. A maioria recebeu orientações de como proceder neste período de pandemia.

Questões como lotação máxima de 30% da capacidade do estabelecimento, distanciamento social, equipamentos de higienização adequados e alvará de funcionamento, estão entre os itens avaliados pelas equipes.

De acordo com o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, Fernando Matos, no caso específico das academias, o cuidado deve ser redobrado. “As academias, definitivamente, representam um risco aos frequentadores, pois os aparelhos são constantemente compartilhados”, explicou.

 Durante a visita, os agentes constataram que diversas academias não estavam respeitando o distanciamento adequado entre os aparelhos. Já nos mercados, a avaliação teve foco na quantidade permitida de pessoas dentro dos estabelecimentos, distanciamento adequado nas filas dos caixas e itens de segurança em tempos de covid-19, como disponibilização de totem com álcool em gel e medição de temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.

Os proprietários desses estabelecimentos foram orientados a se adequarem às regras de funcionamento durante a pandemia, para evitar riscos aos colaboradores, consumidores e clientes.

Apoio da população – A população também deve contribuir com o trabalho da prefeitura, obedecendo as medidas de segurança necessárias para evitar o agravamento da doença em Roraima, atuando também como agente fiscalizador, por meio de denúncias através do número 156.

Regras para o fim de semana – A Prefeitura de Boa Vista estabeleceu exceções às restrições de funcionamento do comércio e de serviços neste sábado, 6, na capital. Com o novo decreto, publicado no Diário Oficial desta última quinta-feira, 4, está permitida a abertura do comércio de venda de alimentos, das 8h às 20h, com proibição de consumo no local.

 No domingo, 7, estes estabelecimentos poderão atender nas modalidades delivery e drive-thru.

Confira as novas regras neste link