Cotidiano

“A deficiência não me impossibilita de viver”, diz empresária

Vanessa Barbosa: "Não consigo lidar com a deficiência de forma que isso limite minha vida"

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 700 mil pessoas da população mundial possui algum tipo de deficiência. A autônoma Vanessa Barbosa, 29, faz parte desse número. Ela é cadeirante e disse que não consegue lidar com sua deficiência de forma que isso a limite em sua vida. Nesta quinta-feira (3), é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Aos 13 anos, Vanessa caiu de uma árvore e sofreu uma lesão na coluna, e perdeu o movimento das pernas. “Na escola, ninguém me tratava com pena ou discriminação, continuei a vida como se nada tivesse acontecido. Eu estudei, casei, tive um filho, trabalho e hoje estou grávida de quatro meses”, pontuou.

“Não consigo lidar com minha deficiência como algo que limite a minha vida. As pessoas que me conhecem falam comigo normalmente, elas não conseguem me ver como cadeirante, elas mesmas me dizem”, comentou.

“Eu converso normalmente com as pessoas e até brinco com elas fazendo piadas sobre mim mesma”, contou Vanessa, comentando que vai à academia, pois, segundo ela, assim se sente bem com seu corpo.

“A academia é um dos lugares que eu mais amo, coloco o fone de ouvido e faço meus exercícios, me sinto bem com meu corpo, adoro isso. Recentemente fiz uma trilha, gosto de aventuras, isso me faz eu sentir viva” falou.

A rotina de Vanessa é como o de uma pessoa sem limitações físicas. Ela relatou que gosta e não depende de ninguém para realizar suas atividades diárias. “Eu gosto de trabalhar. Agora trabalho com lanches, tem uma moça que me ajuda, mas eu organizo tudo, administro e faço parte da elaboração do cardápio. Meu marido me trata como se eu não fosse deficiente, porque eu me trato assim, mas claro que sei das minhas limitações e direitos”, explicou.

Para Vanessa a questão da desigualdade existe, mas isso não deve influenciar negativante na vida das pessoas. “Nada na minha vida foi fácil, sabemos que a desigualdade existe, nós que temos algum tipo de deficiência física, passamos por muitas humilhação. O cadeirante não nasce cadeirante, por exemplo, mas por onde ando sempre me viro”, ressaltou.

A rotina de Vanessa é como o de uma pessoa sem limitações físicas (Foto: Arquivo pessoal)

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A data é celebrada nesta quinta-feira (03), sendo criada em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas). A data é um momento para refletir sobre o lugar das pessoas PCDs na sociedade e o que consegue fazer em defesa da acessibilidade e da inclusão de forma a assegurar os direitos de todos.