Cotidiano

Agente é a única mulher a concluir curso de intervenção

Com duração de 18 dias, participantes são submetidos a intenso treinamento com praticas de intervenção prisional e aulas teóricas

A agente penitenciária Adriana Megias, de 30 anos, é a primeira mulher em Roraima a concluir o Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), realizado em Brasília (DF). Adriana é uma das 80 mulheres que atuam no sistema penitenciário do Estado.

Reconhecido nacionalmente, o CIRRC é promovido pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), ligada diretamente a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Para ter sua inscrição aprovada no curso, a candidata precisou passar pelo Teste de Aptidão Física (TAF).

Com duração de 18 dias, os participantes foram submetidos a um intenso treinamento, com disciplinas práticas de intervenção prisional, instrução de gerenciamento de crise, simulação de rebelião e motim generalizado, aulas de tiro e outros, além de aulas teóricas. A integrante feminina concluiu com êxito o módulo básico da edição XXI da qualificação.

“Fomos submetidos a todo tipo de situação de desgaste físico e emocional, onde estávamos totalmente alheios ao mundo exterior, incomunicáveis durante esses dias. É uma experiência indescritível e única, ela te fortalece para todas as áreas da sua vida. Você volta com um nível de conhecimento muito elevado. É extraordinário esse curso”, disse Adriana.

Além de Adriana, também participou o agente Clesio de Sousa Rodrigues. Ao todo, 12 servidores de Roraima já realizaram este curso.