Cotidiano

Álcool em gel 70% é doado para organizações indígenas pelo IFRR

O produto está sendo produzido no laboratório do campus, localizado no bairro Lauro Moreira, zona oeste de Boa Vista

Quase 200 litros de álcool em gel 70% foram produzidos e doados pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) aos Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr).

As entidades farão a entrega do material nas barreiras de controle instaladas nas entradas das comunidades e também para professores indígenas que estão atuando com atividades presenciais. 

A produção do antisséptico faz parte de um dos projetos financiados pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) 9.284, realizado por meio de parceria entre o IFRR, abrangendo os Campi Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Boa Vista (CBV) e Novo Paraíso (CNP), e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

O produto está sendo feito no laboratório do campus, localizado no bairro Lauro Moreira, zona oeste da Capital. A diretora-geral da unidade, professora Cida Medeiros, destacou o papel do IFRR neste momento de crise sanitária. “A importância de o CBVZO realizar essa ação se dá pelo simples fato de podermos usar a nossa estrutura física e humana para contribuir para o controle desse vírus, principalmente nas comunidades que têm menos acesso à aquisição do álcool em gel”, disse.

A meta inicial era fabricar 1.000 litros de álcool, mas que, com algumas adequações feitas, a produção deve chegar a 1.600 litros. Para embalar o produto, a instituição conta com a parceria da empresa Bebidas Monte Roraima, que doou embalagens de garrafas de 350 ml, 500 ml e 1.000 ml. 

Sobre a contribuição do IFRR para o enfrentamento ao coronavírus, a reitora da instituição, professora Sandra Mara Botelho, reiterou que a produção do álcool em gel, confecção de face shield e sabão líquido nos Campi da instituição são ações importantes para o enfrentamento do coronavírus. “A doação dos produtos a comunidades carentes demonstra a responsabilidade social da instituição e ratifica a aplicação do recurso público”, disse