Cotidiano

Alíquota previdenciária é debatida entre governo e sindicatos

Projeto trata sobre a mudança na alíquota da contribuição previdenciária

O presidente do IPER (Instituto de Previdência de Roraima), José Haroldo Campos, e representantes do Governo do Estado se reuniram, nesta quinta-feira, 24, com os presidentes de dez sindicatos e associações para esclarecer o projeto que trata sobre a mudança na alíquota da contribuição previdenciária.

Haroldo Campos apresentou todos os detalhes da mudança que deve ocorrer mediante as exigências da Emenda Constitucional 103/2019, que trata da Reforma da Previdência em vigor desde novembro de 2019. 

Segundo ele, o importante é manter clareza e diálogo com todas as categorias.

“Nada melhor do que chamar os representantes de cada categoria para explicar os detalhes da alíquota progressiva que será o modelo adotado pelo Estado. São mudanças necessárias e exigidas pelo Governo Federal, que vão garantir mais segurança para o futuro dos servidores estaduais”, explicou o presidente.

O Governo e o IPER definiram no projeto que será enviado para a Assembleia Legislativa a adesão ao modelo da União, que cobra alíquota progressiva dependendo da faixa salarial.

Portanto, os servidores públicos que ganham menos continuarão recolhendo 11%, e os que ganham mais irão recolher entre 11% e 14%, de forma progressiva.

 Para o presidente do CEP (Conselho Estadual de Previdência), Leandro Almeida, que também preside o Sindicato dos Policiais Civis, a reunião foi uma grande oportunidade para apresentar as considerações e esclarecer dúvidas.

“Tivemos um bom número de representantes de servidores e avançamos muito nesta reunião. Isso mostra a iniciativa do Governo e do IPER em manter as negociações abertas com as categorias,” disse Almeida.