Cotidiano

Antigo prédio do Boa Vista Shopping é desinfectado

O serviço de desinfecção realizado no prédio foi feito por militares da Operação

O antigo prédio do Boa Vista Shopping, na avenida Capitão Júlio Bezerra, bairro 31 de Março, foi desinfectado nesta quinta-feira (23). O serviço de hoje foi realizado por militares da Operação. 

O coordenador operacional-adjunto da Operação Acolhida, coronel Georges Kanaan, disse que 30 militares foram capacitados para realizar o trabalho de desinfecção de prédios públicos e privados, ocupados como abrigos improvisados.

Para a desinfecção, foi utilizado o descontaminante DX-29, produto a base de hipoclorito de sódio e, devido ao cheiro forte do produto, as pessoas não puderam acompanhar o trabalho, somente os militares porque usam roupas especiais de proteção. “De acordo com o tamanho do espaço, a gente consegue borrifar todo o prédio em duas horas, no máximo”, ressaltou.

Durante a entrevista, o coordenador operacional-adjunto informou à Folha BV que, neste próximo mês de maio, será realizada uma desocupação de um dos prédios públicos, onde vivem imigrantes. 

“Ainda está sendo planejada essa desocupação, até porque temos que ver qual será o prédio mais adequado a ser desocupado, o que dependerá da disponibilidade de vagas que temos nos abrigos da Operação Acolhida, bem como o andamento do processo de interiorização”, comentou o coronel Kanaan.

Segundo ele, o Exército tinha um planejamento de quais prédios seriam desocupados todos os meses. “Mas, por causa do coronavírus, tivemos que replanejar essa ação por questões de recursos, pessoal, engenharia, que estamos gastando na Área de Proteção e Cuidados, e demais outras instalações”, comentou coronel Kanaan.

No prédio do antigo Boa Vista Shopping vivia um grupo de 194 venezuelanos, entre homens, mulheres e crianças, que foram retiradas no em janeiro deste ano. Os imigrantes foram retirados por militares da Operação Acolhida e a ação é parte do plano de desocupação de prédios públicos e privados, que estão sendo usados como abrigos improvisados pelos refugiados.