Cotidiano

Aparelho segue quebrado e exames são suspensos na maternidade

Pais estão sendo obrigados a pagar para realizar o exame em clínicas particulares

Pacientes e acompanhantes de pacientes do HMI (Hospital Materno Infantil) voltaram a denunciar a paralisação do teste da orelhinha na unidade. O problema ocorre por conta do aparelho usado no procedimento, que se encontra quebrado há mais de dois meses.

“O aparelho que faz o teste da orelhinha está quebrada e só faz no particular. Muitos venezuelanos e indígenas, pessoas sem condições. Meu filho nasceu essa semana, não nos deram previsão, só disseram que não vai ser consertado agora. Vou ter que fazer no particular, não dá para esperar”, disse o cirurgião-dentista Alaercio Bezerra.

TESTE- O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame obrigatório usado para detectar se o bebê tem problemas de audição, podendo assim identificar e iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. O Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar do recém-nascido.

Com a finalidade de prevenir a deficiência auditiva ou até mesmo de remediar, no caso dos bebês que apresentam surdez congênita, foi criada a Lei Municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000.

OUTRO LADO- Em nota, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que abriu um chamado de serviço para que a empresa de manutenção realize o conserto do equipamento que faz o teste da orelhinha no HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth).

Segundo a direção geral da Maternidade, a máquina apresentou problemas em razão da instabilidade elétrica que vem ocorrendo no Estado.

Além disso, foram abertos processos para aquisição de todos os aparelhos necessários para exames de triagem neonatal, realizados no HMINSN. A previsão inicial é que nos próximos 30 dias estes aparelhos já estejam disponíveis na unidade.    

Publicidade