Cotidiano

Artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc recebem certificado

Lei Aldir Blanc (14.017/2020) descentralizou o total de 11 milhões de reais para Roraima

Músico e produtor cultural Miguel Simões há mais de trinta anos em Roraima, foi um dos artistas a serem certificados pelo Edital de Música Dagmar Ramalho da Lei Aldir Blanc, seu projeto cultural é dedicado a música afro. Conhecido pelo seu trabalho com a Banda Nativa, o artista disse que se sente feliz por ter participado e sido selecionado.

“Foram dias de muitas dúvidas na hora de se inscrever, foi um marco na cultura, a lei beneficiou vários artistas durante esse período de pandemia, como músico são 30 anos de carreira, com vários trabalhos registrados com a música Nativa, são muitos projetos em Roraima e de repente tudo parou” conta.

Além dele, cerca de 480 projetos foram contemplados em 11 editais culturais, entre eles, audiovisual, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, cultura alimentar, cultura indígena, cultura popular e afro-brasileira, economia criativa e gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas da cultura, economia criativa e patrimônio histórico.

Evento ocorreu no Palácio da Cultura (Foto: Raisa Carvalho/FolhaBV)

A Lei Aldir Blanc (14.017/2020) descentralizou o total de 3 bilhões de reais para que os Estados e municípios implementassem 3 (três) ações emergenciais, sendo que Roraima recebeu R$ 10.747.615,59, referente a sua parcela, mais R$ 584.565,37, relativos a reversão de recursos não aplicados pelos municípios, totalizando o montante final de 11.335.746,83.

“Recebemos muitas críticas, algumas delas construtivas, outras que queriam atrapalhar o processo, o Governo do Estado absorve todos os tipos de questionamentos, assumimos um governo destruído pela falta de ética e compromisso com a política, pagamos mais de 1 bilhão de reais de dívidas. E temos passado muita dificuldade de fazer de forma correta do dinheiro público, passamos um 2019 muito difícil e em 2020 quando havia tudo para decolar nós nos deparamos com a pandemia” reforçou o Governador Antonio Denarium durante solenidade que ocorreu na tarde dessa quinta-feira (14) no Palácio da Cultura.

“Os estados e municípios tiveram que apresentar um plano de trabalho par poder receber esse recurso, no período de outubro, na construção dos editais, nós fizemos consultas públicas para que não apenas o conselho, mas também os segmentos pudessem dar suas contribuições e fazendo ajustes que pudessem facilitar a vida do artista para que ele tivesse esse benefício. Nós lançamos as inscrições, de forma virtual e presencial atendendo o artista” relembrou o Secretário de Cultura, Johnson Castro.

LEI ALDIR BLANC

A Lei 14.017/2020, que instituiu o auxílio financeiro, foi chamada de Lei Aldir Blanc em homenagem ao escritor e compositor de 73 anos que morreu após contrair COVID-19, em maio, no Rio de Janeiro.