Cotidiano

“Autismo: aprender para ensinar” será no dia 11 de junho

Evento reunirá profissionais para discutir sobre autismo e ajudar o pequeno Vitor Antônio

No dia 11 de junho, das 8h às 12h, ocorrerá no Sesc Centro, localizado na avenida Mário Homem de Melo com Araújo Filho, no Centro de Boa Vista, a palestra “Autismo: aprender a ensinar” com a presença de vários profissionais da área e a certificação aos participantes.

Para participar, os interessados podem adquirir o ingresso na loja Portal Mágico, na rua Coronel Pinto, no Centro, por R$ 30,00 mais um quilo de alimento não perecível, ou R$ 35,00 via pix (chave 95988050312 ou 95991160090), neste caso a organização se responsabilizará em comprar o alimento por pix feito para ser destinado ao programa Mesa Brasil, do Sesc.

A organizadora é mãe do Vitor Antonio, de 3 anos, diagnosticado com autismo há dois anos. Érica Jacinto da Silva explica que o evento terá cunho beneficente e educativo. “O Vitor é autismo e sofre com convulsões desde maio do ano passado, toma medicação e mesmo assim as convulsões não acabam”.

Com apoio de profissionais, da Saúde e Educação, o ciclo surgiu após dúvidas de pais, professores e população participantes de rodas de conversa. “Conseguimos pessoas que topassem trazer assuntos do dia a dia como crise sensorial, como procurar o diagnóstico, dificuldade de tratamento”, explicou Érica.

Érica é pedagoga e antes do diagnóstico do Vitor conheceu o TEA (Transtorno do Espectro Autista) pelos alunos. Mas com a vivência na vida pessoal, buscou apoio, auxilio e conhecimento para ajudar a criança no tratamento. “Ele tem exames genéticos para fazer, conseguimos a coleta e ainda tem possibilidade de uma cirurgia e, provavelmente, terá que voltar para São Paulo”.

Atualmente, a criança faz o tratamento por liminar judicial contra o plano de saúde. “Tivemos que mover ação para o tratamento adequado”, e acrescentou. “Quando se encontra um profissional qualificado, um ambiente que entenda, não tem vaga, nem mesmo particular”, lamentou.

Confira a programação:

Palestra: Dicas práticas para o ensino de crianças no Espectro Autista – com a pedagoga Ana Paula Aporta, doutora em Educação Especial e Análise do Comportamento Aplicada (ABA);

Palestra:  TEA: Desafios do diagnóstico ao tratamento – com a neuropediatra do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima, Charlote Buffi;

Palestra: Neuroplasticidade: Explorando as habilidades sensoriais – com a especialista no protocolo Pediasuit Bobath, Integração Sensorial, Flootime ABA e Psicomotricidade em TEA, Tuyane Vasconcelos;

Palestra: Psicomotricidade desenvolvendo a aprendizagem – com o especialista em Psicomotricidade e Analise Comportamental Aplicado ao TEA, Maycon Machado, e com a pós-graduada em Gestão Educacional Luciana Lyra.

Por Yasmin Guedes