Cotidiano

'CADÊ OS YANOMAMI' vira um dos assuntos mais comentados no Twitter

Setença divulgada por Alok, políticos brasileiros e líderes indígenas alude à apuração da denúncia de estupro e morte de uma adolescente, e do desaparecimento de uma criança no rio Uraricoera em meio ao avanço do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

“CADÊ OS YANOMAMI?, escrita em caixa alta, tornou-se um dos dez assuntos mais comentados do Twitter brasileiro na manhã desta terça-feira (3). A sentença é uma alusiva à apuração da denúncia de estupro e morte de uma adolescente indígena, e do desaparecimento de uma criança no rio Uraricoera em meio ao avanço do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Até a publicação da reportagem, o tópico despontava como a sexto no ranking e foi comentado por jornalistas, líderes indígenas, políticos e artistas, como o DJ Alok, que endossou a pergunta em duas publicações – uma delas com um vídeo publicado pela líder indígena Thyara Pataxó.

Cadê os Yanomami? https://t.co/ntF626oKrU

— Alok (@alokoficial) May 3, 2022

Na mesma rede social, o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) acusou o Governo Bolsonaro de estimular o garimpo ilegal na Terra Yanomami: “Cadê os Yanomami? O governo Jair Bolsonaro é responsável pelas barbaridades que garimpeiros ilegais estão praticando contra o povo Yanomami em Roraima. Em vez de combater os criminosos, o presidente da República usa o cargo para estimular as ações de bandidos.”

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, escreveu: “Dia após dia continuam a surgir denúncias de massacre aos Yanomamis. Uma comunidade com mais de 20 indígenas sumiu. Não acredito que fugiram, não é do feitio do bravo povo originário. Cobro uma forte investigação sobre esse caso e pergunto: CADÊ OS YANOMAMI?”.


Tópico é um dos assuntos mais comentados do dia (Foto: Reprodução)

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) exigiu resposta das autoridades. “CADÊ OS YANOMAMI? Após denúncias de estupro e morte de uma menina de 12 anos e do desaparecimento de uma criança de 3 anos, a comunidade Aracaçá está desaparecida e as casas foram queimadas. Exigimos respostas!”, registrou.

“Vocês estão sabendo que uma comunidade inteira Yanomami desapareceu? CADÊ OS YANOMAMI”, postou a colunista Denise Tremura, do UOL.

A sentença, inclusive, apareceu em um painel de tópicos frasais no programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes na TV Globo.

Após a denúncia feita por Júnior Hekurari, líder indígena e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi YY), o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que havia entrado em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e que os fatos estão sendo apurados. Os garimpeiros, conta ele, aproveitaram quando a maior parte dos indígenas estava caçando para invadir a comunidade.

Segundo Hekukari, uma mulher, a menina e uma criança de foram levadas para o acampamento de um garimpo ilegal de ouro, onde a pré-adolescente passou a ser violentada. A mulher, tia da menina, tentou impedir, mas foi jogada no Rio Uraricoera, junto com a outra criança. As três indígenas estavam sozinhas, afirmou ele.

A Polícia Federal (PF), em conjunto com Ministério Público Federal (MPF), Funai (Fundação Nacional do Índio) e Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), disse não ter encontrado indícios dos crimes, embora tenha informado que as investigações continuam.

Após a nota conjunta divulgada pelas instituições, Hekurari acusou garimpeiros de pagarem indígenas com ouro em troca de silêncio em torno do caso, o que foi rebatido pela coordenação do movimento Garimpo é Legal.