Cotidiano

Casos entre crianças e jovens cresceram cerca de 323% em um mês

Faixa etária de dez a 19 anos é a que mas possui casos. Quantidade de óbitos é maior entre bebês de até um ano

O número de casos de coronavírus entre crianças e adolescentes aumentou cerca de 323% em um mês. A faixa etária de dez a 19 anos foi a que mais cresceu em número de positivações neste período.

Conforme o Boletim Epidemiológico (BE) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) do dia 10 do mês passado, as confirmações entre os pacientes neste intervalo de idade eram 547, hoje somam 2.318 crianças e jovens com o vírus.

No BE da sexta-feira (10), mostra que há 296 bebês menores de 1 ano de idade infectados, 756 casos entre crianças de um a nove anos e 1.346 na faixa de dez a 19 anos. Há um mês, eram 96, 179 e 272 confirmações respectivamente.

Com relação ao número de óbitos, entre crianças de um a nove anos, ocorreram até agora duas mortes. De dez a 19, foram cinco. A maior quantidade aconteceu entre bebês menores de 1 ano, com seis mortes.

Segundo especialistas, nessa faixa de idade geralmente os sintomas do novo Coronavírus são leves e não há complicações. Porém, como existe a transmissão ativa da doença, o fechamento de escolas e universidades, por exemplo, foi feito para evitar que crianças e jovens contaminem os pais, avós ou demais pessoas do grupo de risco que façam parte do círculo familiar.

Atualmente, o estado possui 21.849 casos confirmados e 369 mortes. Outros 101 óbitos estão em investigação. Agora, 8.191 pessoas são consideradas recuperadas.