Cotidiano

Cerca de 68% das confirmações foram por testes rápidos

Kit de extração do exame RT-PCR está em falta no Lacen, da Sesau. Exames voltaram a ser enviados à Fiocruz, no Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (9) Roraima ultrapassou a marca de 21,2 mil casos do novo Coronavírus. Cerca de 68% dessas confirmações foram resultado de testes rápidos, conforme o Boletim Epidemiológico nº 159 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). São 14.437 testes contra 6.783 por RT-PCR (teste molecular).

O primeiro, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é feito com a coleta de sangue para encontrar reações aos anticorpos IgM (paciente está infectado e ainda luta contra o vírus) e IgG (paciente teve infecção e possivelmente está imunizado). O resultado sai em uma hora.

O RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) é feito pelo Laboratório Central (Lacen) da Sesau. As amostras do nariz e garganta são coletadas através de swabs (cotonetes). Esse exame detecta o RNA do vírus e confirma a presença da doença do corpo do paciente com um kit de amplificação do ácido nucleico. As respostas desta técnica são obtidas em até uma semana.

Estado está sem kits de amplificação para análises de amostras

Ontem, na última divulgação de casos, foram registradas confirmações apenas por testes rápidos. O motivo, segundo a Sesau, é a ausência de kits de amplificação no Estado.

Por conta disso, as amostras coletadas em Roraima passaram a ser novamente enviadas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com sede no Rio de Janeiro. Conforme a Sesau, o item é fornecido pelo Ministério da Saúde e por este motivo, “o Lacen está sem condição técnica de realizar o procedimento”.

A pasta afirma que está em contato direto com o MS para saber sobre a regularização do repasse aos Estados, além de estar em processo para a aquisição dos kits, “para manter a continuidade do serviço, até que o fornecimento seja restabelecido pelo governo federal”, diz.

Publicidade