Cotidiano

'Clientes evitam passar muito tempo em shoppings' dizem lojistas

As gerências dos empreendimentos informaram que os clientes tem evitado permanecer muito tempo nas lojas

Para ambas as gerencias shoppings de Roraima, o movimento de clientes caiu após a reabertura do comércio. Com mudanças de horário, praças de alimentação fechadas e instruções com o uso da máscaras obrigatórias, foram registrados cautela entre clientes e vendedores. As gerências dos empreendimentos informaram que tem percebido que os clientes tem evitado permanecer muito tempo nas lojas.

A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), constatou que para 91% dos lojistas o movimento de clientes nos empreendimentos caiu após  em boa parte do país, a situação se repete em Roraima. A pesquisa mostra que 55% disseram que o fluxo é muito baixo e 36% afirmaram que é baixo.

Ambos os locais, utilizam de delivery através vitrines virtuais ou por drive thru. Os shoppings atendem a clientela no horário de 12h às 20 horas. Com lojas abertas ou em processo de reabertura, com exceção de parques infantis, academias e cinemas, que ainda não estão autorizados a reabrir.

De acordo com Marcos Sodré, gerente de marketing do Roraima Garden shopping, os clientes apresentaram um comportamento diferente na hora da compra. Ele explica que antes da pandemia, o shopping era lugar de passeio, onde as famílias iam para o local para compras, mas também como lazer.

“Agora, é diferente, os consumidores vem até a loja onde precisam comprar algo, já diretamente e em seguida vão embora. O público está vindo com muita responsabilidade, nós temos máscaras para distribuir caso alguém estivesse precisando, mas todos os clientes obedeceram à orientação do uso do item de segurança” explicou.

Ainda assim, o gerente relatou que houve queda nas vendas, o que para a administração do shopping era esperado.

“Mesmo convivendo com essa nova realidade, acreditamos que os números baixos em relação as vendas permanecerá por pouco tempo. Reforçamos os cuidados e pedimos cautela entre os clientes, que evitem transitar no shopping, e fiquem em casa caso tenham sintomas de covid-19” explicou.

A mesma cautela se repete no Pátio Roraima Shopping que adotou medidas para evitar a aglomeração de pessoas.

“Nosso fluxo de clientes está bastante positivo, impulsionado pela multicanalidade que oferecemos para atender as necessidades de todos. Podemos afirmar que a mudança de comportamento do nosso cliente é que hoje ele vem ao shopping center para fazer a sua compra ou realizar o serviço que precisa diretamente” informou.

Ambos os locais, utilizam de delivery através vitrines virtuais ou por drive thru (Foto: Nilzete Franco/Folhabv)