Cotidiano

Enem 2019 começa neste domingo; Quase 13 mil fazem prova em RR

Confira horários, consulta a locais de prova e as novas medidas de segurança

Chegou a hora da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve mobilizar mais de 5,1 milhões de participantes, 12,959 mil deles em Roraima.

A primeira prova ocorre neste domingo (3), com a aplicação das questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

Com isso, os candidatos de Roraima e dos Estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia vão realizar a prova até duas horas antes do horário da capital do Brasil, com os portões abrindo às 11h e fechando às 12h.

Para atender a população, a prefeitura de Boa Vista informou que 100% da frota de ônibus deve atuar durante o fim de semana.

A vigilância para combater fraudes, que aumenta a cada edição do exame, foi reforçada neste ano com duas medidas. Todos os lanches e bebidas levados pelos estudantes para a sala de provas serão revistados e os candidatos donos de aparelhos eletrônicos que emitirem som serão eliminados do exame.

A obrigação de manter dentro do porta-objeto lacrado celulares, tablets, mp3, relógios com alarme, entre outros, não é novidade. O que foi adicionada é a punição pela perturbação sonora provocada por quem deixar algum aparelho ligado.

A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de cortar as folhas de rascunho personalizadas para economizar em papel e impressão, anunciada em março, provocou protestos e acabou revogada: o espaço com linhas para rascunhar a redação foi garantido, mas agora está no final do caderno de questões entregue no primeiro dia de provas.

Haverá, também, folha em branco para cálculos no caderno da prova de matemática. Veja abaixo outros detalhes, regras e dicas.

O que é obrigatório levar para a prova do Enem:

caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;

documento oficial de identificação, original e com foto;

O que é aconselhável levar para a prova;

Cartão de Confirmação de Inscrição;

Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento);

O que é proibido:

borracha;

corretivo;

chave com alarme;

artigo de chapelaria;

impressos e anotações;

lápis;

lapiseira;

livros;

manuais;

régua;

óculos escuros;

caneta de material não transparente;

dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);

fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

Duração: cinco horas e 30 minutos.

Abertura dos portões – 11 horas

Fechamento dos portões – 12 horas

Início das provas – 12h30

Término das provas – 18 horas