Cotidiano

Escolas de idiomas se preparam para o retorno das aulas

Os alunos devem manter distância entre si de 1m² em todas as atividades presenciais

Com a retomada gradual das atividades, a Prefeitura de Boa Vista editou novo decreto, liberando a partir desta terça-feira, 1º, os cursos livres privados em Boa Vista. Esses cursos específicos, tais como o de idiomas, estão autorizados a funcionar porque possuem aulas com curta duração, número reduzido de alunos e, em geral, não ocorrem diariamente.

Em Roraima, as escolas preparam suas estruturas para a retomada das aulas. Para reabrir, é necessário adotar estratégias distintas para reabrir as portas durante a pandemia de coronavírus.

Diretora do Yazigi, a empresária Marcela Botinelly conta que o local começou a se preparar para o retorno. Adquiriu termômetros digitais, álcool gel e bonés personalizados com o face shild. “Acreditamos que deve ser a decisão dos pais. Pelo decreto, apenas alunos com mais de dez anos podem participar das aulas presenciais e iremos adotar essas medidas, além do distanciamento, geralmente cada turma tinha cerca de 20 alunos por sala, iremos diminuir para 12” contou.

Ela explica que as aulas onlines serão mantidas para aqueles que não se sentirem seguros. “Muitos estudantes optaram por manter as aulas virtuais, depende muito do perfil do estudante. Tem aqueles que acham eficientes outros não conseguiram se adaptar” contou.

Outras escolas de idiomas preferiram não retomar as aulas e não tem previsão, é o caso do Senac Idiomas. “A escola ainda está decidindo o parecer junto ao setor jurídico sobre esse liberação. Porém, a escola mantém as aulas  online de idiomas, por enquanto, inclusive com matriculas abertas desde a semana passada” informou a assessoria de comunicação.

Diretora do Yazigi, a empresária Marcela Botinelly conta que o local começou a se preparar para o retorno (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Estabelecimentos devem seguir protocolos de segurança

Os estabelecimentos deverão cumprir todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas Instruções Normativas 01/2020 e 02/2020 da Vigilância Sanitária do Município de Boa Vista que estão dispostos no decreto. Dentre as medidas a serem adotadas estão:

*As aulas presenciais somente para o público a partir de 10 (dez) anos de idade;

*Os alunos devem manter distância entre si de 1m² em todas as atividades presenciais;

* Indicar as carteiras que devem ou não ser usadas pelos estudantes;

* Identificar os assentos de outras áreas como secretarias, coordenações e espaços de vivência;

* Higienizar as dependências da instituição diariamente, principalmente as salas de aula a cada nova turma;

* Todos deverão usar máscaras e seguir as orientações sobre as medidas “não farmacológicas” de prevenção a infecção pelo SARs-CoV-2;

* Permitir acesso às instalações somente quem estiver fazendo uso de máscaras.

* Realizar a aferição da temperatura de todas as pessoas que comparecerem ao estabelecimento educacional, no momento da chegada;

* Para professores, a fala constante ocasiona umidade da máscara, portanto realizar a troca entre as aulas ou assim que percebê-la úmida;

* A instituição deverá realizar monitoramento de sintomas da covid-19 (febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade de respirar) e havendo suspeita de infecção em algum cliente ou colaborador, a situação deverá ser notificada IMEDIATAMENTE à Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância Epidemiológica – Telefone (95) 2121-10-44 ou pelo e-mail [email protected].