Cotidiano

FAB usa aviões de combate contra incêndios na Amazônia

Requereram apoio e foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará 

O governo federal iniciou as ações para combate aos incêndios na Amazônia. Dois aviões da Força Aérea, cada um deles com capacidade de transportar 12 mil litros de uma mistura de água e produtos químicos, decolaram ontem em Porto Velho (RO), uma das cidades com maior foco de incêndios.

Até o momento, requereram apoio e foi autorizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará. Foram locados na região mais de 43 mil integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), que deverão atuar conforme a demanda, em coordenação com órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Segundo informações do Ministério da Defesa, um helicóptero do Ibama já havia decolado de Cuiabá para apoiar as ações em Porto Velho, na manhã da sexta-feira (23). Neste sábado, quatro aeronaves de combate a incêndio da ICMBio foram enviadas ao estado de Rondônia. No domingo, a Força Aérea Brasileira transportará de Brasília para Porto Velho, 30 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública aos locais das queimadas.

Não há previsão de envio de homens das Forças Armadas de outros estados para a Amazônia Legal. O efetivo a ser usado é aquele que já atua na Região Norte. 

Fonte: Força Aérea Brasileira (FAB)