Cotidiano

Família diz que paciente não conseguiu fazer exame de Covid-19

A mulher, de 52 anos, está com sintomas do coronavírus há pelo menos doze dias. Ela tem diagnóstico de Diabetes Tipo 1 e pressão alta

A família de uma paciente de 52 anos, que está há doze dias com sintomas da Covid-19), denunciou que a senhora não conseguiu realizar o exame nas redes municipal e estadual de saúde. Segundo a família, ela tem diagnóstico de diabetes Tipo 1 e pressão alta, o que significa que ela faz parte do grupo de risco da doença.

Filho da paciente, o assistente educacional Max Reis, de 35 anos, relatou a reportagem que os primeiros sintomas sentidos por ela foram febre, dores no corpo e vômitos. Com o avanço dos sintomas, a família decidiu levá-la primeiramente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Olenka Macellaro Thomé, localizado no bairro Caimbé, zona oeste da capital. Esse primeiro atendimento ocorreu na última quinta-feira (14).

“Eles atenderam minha mãe e medicaram ela, porque estava com a glicose muito alta. O médico passou a receita com os nomes dos medicamentos que ela teria que tomar, mas não fizeram o teste rápido lá”, disse Reis.

Porém a situação piorou e a paciente começou a ter falta de ar. Por conta disso, a família decidiu levá-la ao Hospital Geral de Roraima (HGR) no último sábado (16). Na unidade, o filho da mulher teria sido informado por um médico que estava de plantão que não estava sendo realizado o exame para Covid-19.

“O médico explicou essa situação para nós e pediu o Raio-X. Com esse procedimento, ele viu que o pulmão dela estava inflamado e passou os medicamentos para que ela pudesse fazer o tratamento em casa”, concluiu o assistente educacional. Ele ressaltou que mesmo assim, a mãe dele continua com os sintomas comuns à Covid-19. “Minha mãe está muito mal”, afirmou.

GOVERNO – A Sesau (Secretaria de Saúde) informou, por meio de nota, que o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) é a unidade referência para o atendimento de pacientes graves, vítimas de coronavírus (Covid-19).

Em relação ao teste rápido para detecção da doença, é importante esclarecer que o HGR realiza o procedimento de acordo com os protocolos estabelecidos pelo MS (Ministério da Saúde). Desta forma o teste rápido é disponibilizado aos pacientes com sinais e sintomas da doença, após avaliação médica na sala de triagem do PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha).

Se for identificado sinais de gravidade, como dificuldade para respirar, a equipe de atendimento aciona a UVE (Unidade de Vigilância Epidemiológica) e o NIR (Núcleo de Regulação Interna), que realizam todos os protocolos do MS de verificação e coleta de amostras que serão encaminhadas ao Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima).

É importante ressaltar que se paciente não apresentar os critérios de gravidade preconizados pelo MS, é orientado a buscar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para notificação e coleta dos exames.

A Secretaria ressalta que a coleta de SWAB, cujo resultado é emitido em até 7 horas, é feito do terceiro ao décimo dia após o início dos sintomas. Já o Teste Rápido é realizado após o sétimo dia do início dos sintomas, e o resultado é emitido em até 15 minutos. 

PREFEITURA – A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda resposta.