Cotidiano

Fecomércio diz que fechar o comércio não diminui contágio

Sobre o fechamento dos estabelecimentos, a Fecomércio afirmou por meio de nota, que as medidas não são soluções para diminuir o contágio

O decreto da Prefeitura de Boa Vista fecha comércios e estabelecimentos neste sábado (06) e domingo (07). A permissão de abertura do comércio ocorre apenas para venda de alimentos, no sábado, 6, das 8 às 20h. Será proibido o consumo de produtos no local, sendo autorizado no domingo dia 7, apenas o atendimento na modalidade delivery, para estabelecimentos e atividades essenciais.

Sobre as medidas, a Fecomércio ( Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima) afirmou, por meio de nota, que as medidas não são soluções para diminuir o contágio.

A Fecomércio defende a manutenção do comércio com responsabilidade e segurança. Ciente da gravidade da pandemia do novo coronavírus, que tem trazido enormes perdas e sofrimento tanto para as famílias quanto para as empresas, e acredita que é possível manter o funcionamento do comércio formal, desde que sejam cumpridos todos os protocolos sanitários. 

“Como representante de um dos setores que mais geram empregos no estado de Roraima, a Fecomércio entende que a maioria dos estabelecimentos comerciais e de serviços em Boa Vista tem cumprido os protocolos de prevenção à Covid-19. O setor vem investindo nas adequações sanitárias e não permite aglomerações. Por isso, fechar o comércio, ou mesmo reduzir o horário de funcionamento – gerando horários de pico – não são soluções para diminuir o crescente contágio”.

Ainda por meio da nota, a entidade de classe disse que compreende que o número crescente de vítimas mantém a crise em cenário agravado, mas acredita que a preservação da atividade econômica e os cuidados com a vida e com a saúde podem acontecer simultaneamente. 

Diante desse cenário, a Federação pede às autoridades que foquem os recursos e energia na fiscalização de aglomerações indevidas, como no caso de festas clandestinas e, aos governos, que entendam a necessidade de mitigar também os danos sociais e econômicos, permitindo o funcionamento responsável de um setor que é a base da economia e que não pode parar”, informou.

Outro lado – A Folha de Boa Vista entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que informou que está atuando de forma efetiva na fiscalização da cidade em uma operação conjunta da Vigilância Sanitária com outras secretarias. 

“As equipes estão diariamente nas ruas vistoriando o cumprimento do decreto municipal. Desde o início de janeiro, mais de 350 estabelecimentos comerciais já foram vistoriados e muitos deles notificados por estarem desrespeitando as normas do decreto. A prefeitura pede a compreensão e colaboração de todos nesse período, que é importante para interromper o ciclo de contágio da doença”, relatou.