Cotidiano

 Feirinha mostra resultados do projeto “Plantar para Remir” 

Aberta ao público, a feirinha vai mostrar os resultados do trabalho dos reeducandos na produção de hortaliças como pepino, pimentão, abobrinha e alface

O projeto que trabalha a socialização de internos do Sistema Prisional de Roraima, ocorre hoje, 28, das 9h até às 11h, na sede da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima) localizada na avenida Getúlio Vargas, no São Vicente.

Aberta ao público, a feirinha vai mostrar os resultados do trabalho dos reeducandos na produção de hortaliças como pepino, pimentão, abobrinha e alface. Os alimentos serão comercializados a preços mais baixos do que o praticado nos mercados. Para aqueles que se questionam se a mão de obra dos internos terá algum resultado além da reintrodução na sociedade, sim, pois a cada três dias trabalhados, será remido um dia de pena.

Segundo o secretário de Justiça, André Fernandes, os valores arrecadados com as vendas dos produtos serão reinvestidos novamente no fortalecimento do projeto.

“Eles estão cultivando diversas hortaliças, que são disponibilizadas para venda. Os valores arrecadados são destinados para compra de sementes, adubos e outras necessidades que surgem no decorrer do processo de plantio, produção e colheita. Como também na compra de equipamentos de segurança para os internos, como bota, chapéu entre outros”, pontuou.

Origem do projeto

O projeto Plantar para Remir surgiu da necessidade de propiciar meios de remição para os internos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), através do trabalho. Atualmente, sete internos participam das atividades, que ocorrem diariamente, em dois turnos.

Através do projeto, os internos tiveram a oportunidade de conhecer um meio de sustento, que tem um mercado promissor por alcançar todas as classes sociais.

Além do mais, será realizado um controle de entrada e saída que, ao final de cada mês, é apresentado para a direção da unidade prisional.