Cotidiano

Inscrições para curso de Robótica Educacional começam nesta segunda 

A seleção dos alunos acontecerá por meio de prova, com a oferta de 120 vagas para crianças com idade entre 8 e 12 anos

As inscrições para o Curso de Robótica Educacional do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) dão início nesta segunda-feira, 9. São oferecidas 120 vagas para crianças com idade entre 8 e 12 anos, porém destas, 80 serão matriculadas e o restante entrará em uma fila de espera. 

O curso, que terá início no dia 6 de junho deste ano, segue com inscrições abertas até 17 deste mês. A seleção dos alunos acontecerá por meio de uma prova, contendo 10 questões, entre português, matemática e raciocínio lógico. A aplicação será no dia 20 deste mês, no CCTI, em turno matutino e vespertino. 

Serão formadas um total de 8 turmas, com 10 alunos cada. O curso terá duração de 50h, equivalente a três meses, com certificação ao final. Destaca-se que 80% das vagas são direcionadas para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino e 20% para público em geral. As aulas acontecerão duas vezes por semana, no período matutino (8h às 10h) e vespertino (14h às 16h). 


Serão formadas um total de 8 turmas, com 10 alunos cada. (Foto: Divulgação)

COMO FAZER? 

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do link que estará disponível para acesso a partir de segunda-feira, 9 de maio. Vale ressaltar que o responsável deverá informar, no ato de inscrição, o turno em que deseja que a criança faça a prova. O turno escolhido será o mesmo em que o selecionado participará das futuras aulas. 

SOBRE O CURSO  

Durante o curso, ministrado por professores do CCTI devidamente capacitados, os alunos terão acesso a conhecimentos básicos de robótica, incluindo ciências exatas; programação de sensores e motores do robô; lógica computacional, dentre outros. 

Porém, mais que teoria o CCTI trabalha os chamados ‘Core Values’, valores considerados pilares importantes para o desenvolvimento deles, como seres humanos. Por lá, eles aprendem a trabalhar em grupo, a respeitar adversários, saber lidar com perdas e vitórias, dentre outros princípios que contribuirão de forma efetiva na vida pessoal e profissional dos participantes. 

Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI e até então já atendeu 1.500 alunos. Em 2018 foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.