Cotidiano

“Inscrições superaram as expectativas”, afirma reitora

Mais de 17 mil pessoas foram aos 36 locais de prova para conseguir uma das vagas ofertadas pelo IFRR;

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) promoveu nesse domingo (12) a aplicação das provas do concurso público da instituição. O certame teve mais de 17 mil inscritos que buscam preencher uma das 46 vagas para professor, mais 164 para cadastro de reserva e 18 vagas de Técnico Administrativo em Educação (TAE), mais 66 para a reserva da entidade. O processo foi executado em 36 locais de prova.

Reitora da instituição, a professora Sandra Mara Botelho ressaltou que o número de inscritos superou as expectativas da comissão organizadora local e enfatizou o reforçou que esse concurso atenderá os cinco Campi e a reitoria do IFRR.

“Esse certame fortalece e contribui para o trabalho nas seis unidades da nossa instituição. Estamos muito felizes e a empresa à frente do concurso fez um trabalho muito bom e organizado”, declarou a reitora.

Com o alto número de candidatos, a disputa pelas vagas ofertadas está bem acirrada, como pontuou o professor Ismayl Cortez, presidente da comissão organizadora do processo seletivo: “Tem vários cargos que estão sendo bem disputados, como os de auditor, que tem 365 pessoas concorrendo a uma vaga”, acrescentou.

O certame já estava em vista desde janeiro de 2018 e os novos profissionais irão auxiliar na dinâmica de trabalho das unidades. “Será uma melhora na qualidade de ensino e um reforço nas áreas que estão em defasagem na instituição, principalmente em sala, que é o nosso principal foco”, argumentou Cortez.

ANDAMENTO DO PROCESSO – Segundo o major João Melo, coordenador nacional do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan), a realização do processo transcorreu de forma tranquila e sem incidentes. “Acredito que o número de abstenções fique dentro da margem normal de 15% a 20%”, acrescentou.

O major aproveitou para explicar a parceria com o IFRR para a realização do seletivo. “Quando percebemos esse grande número de candidatos, mandamos antecipadamente uma equipe para fazer o levantamento dos possíveis locais de prova. É claro que temos a contrapartida da entidade, com a questão da limpeza e da alimentação, entre outras funções” sustentou.

Para que a prova fosse realizada, 1.520 pessoas se mobilizaram na organização, nas funções de fiscais de sala, corredor e banheiro, auxiliares de limpeza, porteiro e equipe de logística.

CANDIDATOS – Antes do início da prova, nossa equipe conversou com alguns candidatos e um deles era a recém-formada em Letras Ayane Camila de Araújo Sousa, de 20 anos, que prestou a prova para o cargo de professora de Português da instituição. Ela conta o que a motivou a fazer a prova.

“O primeiro motivo é que a minha intenção é ser professora e logo depois vem a questão do salário. Prestar um concurso te dá uma segurança profissional maior. Esse é o meu objetivo”, argumentou Ayane.

Nos últimos meses, o foco da jovem candidata foi em conteúdos com os quais ainda não era familiarizada, como leis do servidor, de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de revisar o conteúdo pedagógico. “Eu tento não criar muitas expectativas, mas eu estou bastante otimista em relação ao resultado”, acrescentou.

Outro candidato que encarou o certame nesse domingo foi Raimundo Pinheiro, de 36 anos, que tenta uma vaga para professor de história no IFRR. Ele é formado na área e quer trabalhar na docência.

“Eu ando tentando entrar na área da educação há algum tempo por meio de concurso e estou fazendo a prova do Instituto justamente para realizar meu sonho. Fico na expectativa de conseguir passar e ingressar no serviço público federal, não só para realizar esse sonho, mas também para ter uma estabilidade profissional”, concluiu.