Cotidiano

Instituições fazem balanço de ações realizadas para imigrantes

Uma entrevista coletiva será realizada nesta quarta-feira (2) para falar dos resultados alcançados 

O bispo de Roraima, Dom Mário Antônio, acompanhado por membros de instituições católica, apresenta nesta quarta-feira (2), às 8h45, os resultados das ações realizadas em 12 meses junto aos migrantes, por meio do programa nacional Caminhos de Solidariedade Brasil & Venezuela, que também será concluído amanhã. 

A apresentação acontecerá no prédio da Cáritas Diocesana, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1.529 – Centro (ao lado da igreja Catedral Cristo Redentor).

Histórico 

Em outubro de 2018 se início o Caminhos de Solidariedade, programa de resposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao atual contexto migratório venezuelano. O recurso para execução do programa se deu por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que destinou 40% da arrecadação da Campanha da Fraternidade para a efetivação de ações voltadas à imigração. Durante o seu percurso, o programa cumpriu o objetivo em três eixos de atuação, que foram:

a) Missão Brasil-Venezuela: falar sobre a experiência de imersão autêntica e profunda, que possibilitou o intercâmbio solidário e parcerias para novas atividades e ações futuras entre igrejas.

b) Integração: acolhida e ações de integração para atendimento digno aos homens, mulheres, crianças, jovens, idosos e grupos étnicos vindos da Venezuela. Várias Dioceses do País acolheram famílias migrantes.

c) Meios de vida: diferente do eixo integração, o eixo Meios de Vida buscou ao longo desse período responder da melhor forma possível, os desafios referentes à geração de renda e trabalho para os migrantes que desejavam continuar em Roraima, ou seja, mais próximo possível da terra natal. 

Composição

O Programa Nacional Caminhos de Solidariedade é composto por diversas organizações da igreja, que trabalham no acolhimento direto e indireto de imigrantes e refugiados no Brasil, sendo parte do Comitê Gestor: Cáritas Brasileira; Cáritas Diocesana de Roraima; Instituto Migrações e Direitos Humanos; Serviço Jesuíta para Migrante e Refugiados e Serviço Pastoral dos Migrantes, apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Campanha da Fraternidade.