Cotidiano

Live aborda pragas quarentenárias no contexto da Amazônia

O evento virtual é promovido pela Embrapa do Amapá e de Roraima

Pesquisas, desafios no combate e impactos socioeconômicos das pragas quarentenárias no contexto da Amazônia brasileira, serão abordados em palestra virtual nesta sexta-feira (26) a partir das 18h. O evento é promovido pelas bases em Roraima e Amapá da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Praga quarentenária ou exótica são animais ou vegetais originais de outro país ou região, que mesmo sob controle fitossanitário, ameaçam a economia agrícola do local importador caso se instalem.

“O debate sobre este assunto se torna ainda mais necessário em função das fronteiras da Amazônia brasileira com outros países como Bolívia, Colômbia,  Peru,  Venezuela,  Guiana,  Suriname e o Departamento da Guiana Francesa, onde pode ocorrer o trânsito de materiais biológicos, advindos com plantas e frutos entre os países”, complementa a organização do evento.

Entre os participantes da conversa estão Emerson Carlos Baú, secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Rinaldo Joaquim, analista da Embrapa de Roraima.

A live será transmitida pelo canal do Youtube da Embrapa.